Vestidos para cada tipo de corpo com a C&A
Um dos segredos para vestir bem passa por conhecer o nosso tipo de corpo e por perceber qual o género de roupa que melhor lhe assenta.
Claro que as regras de imagem valem o que valem e é fundamental experimentar sempre e ver como nos sentimos com cada peça. Mas partir de certas regras acaba por ajudar bastante, quando se trata de procurar a peça ideal para nós, o nosso estilo e tipo de corpo.
Se tem dúvidas, neste campo, deixo-lhe com algumas dicas, que podem ajudar. E foquei-me nos vestidos - a peça, por excelência da primavera e do verão, e a mais procurada para cerimónias mais festivas, como os casamentos.
Para o fazer, tive por base a nova coleção da C&A, que está repleta de vestidos, ideais para várias ocasiões, das mais formais às mais descontraídas, e adaptados a todas as silhuetas e tamanhos. Por isso mesmo, todos os vestidos que mostro nos exemplos podem ser encontrados numa loja C&A perto de si.
Ampulheta
Quando há total harmonia entre a linha formada pelos ombros e a linha formada pelas ancas, de tal forma que o corpo parece uma ampulheta.
Qual o melhor vestido para a mulher ampulheta?
Para ampulhetas menores ou retas, qualquer tipo de vestido tende a funcionar, já que todas as linhas estão harmoniosas. No entanto, é sempre boa ideia apostar em modelos de corte direito, que evidenciem a cintura e valorizem o corpo.
Para além disso, uma ampulheta menor pode apostar em estampados marcantes e volumosos, sem qualquer problema.
Já as ampulhetas maiores tendem a resultar melhor com vestidos envelope ou de corte evasé, que acompanhem as curvas, valorizando-as. As cores mais escuras e os estampados menores são apostas seguras, quando se trata de escolher modelos que adelgacem.
Triângulo ou pera
Nestes tipos de corpo, a anca costuma ser mais larga que a região do tronco, formando visualmente um triângulo
Qual o melhor vestido para o corpo triângulo?
Como o objetivo deve ser chamar a atenção para a parte de cima do corpo, disfarçando a parte debaixo e o volume que se acumula nesta área, é boa ideia escolher vestidos que tenham detalhes na zona do tronco - sejam eles folhos, pedraria, decotes chamativos, laços ou laçadas, mangas volumosas, entre outros.
A parte debaixo deve ser mais fluída e isenta de detalhes, de modo a não marcar a anca, chamando a atenção para a mesma ou para a barriga saliente, caso esta exista.
Riscas na vertical ou tudo o que crie linhas verticais, sobretudo no centro do vestido, são bem-vindas, por criar a sensação de que o corpo é mais mais magro e esguio.
Triângulo invertido
Neste caso, os ombros são mais largos que a região da anca, formando visualmente um triângulo invertido.
Qual o melhor vestido para o corpo triângulo invertido?
Neste caso, vestidos com linhas direitas, de corte tubo, por exemplo, sem grandes detalhes, tendem a funcionar melhor. Os detalhes, a existir, devem estar sempre abaixo da linha da cintura ou no centro, para desviar as atenções dos ombros.
Retângulo
Existem dois tipos de corpo retângulo - a "coluna fina", por um lado, que não é mais do que um retângulo mais estreito e o retângulo propriamente dito, mais largo. Em ambos os casos, a cintura pouco definida acaba por ser a principal característica a ter em conta.
Qual o melhor vestido para o corpo retângulo?
Para este tipo de corpo, o mais aconselhável são vestidos de linhas direitas, ligeiramente cintados, de modo a dar a sensação de cintura, mesmo quando esta não exista.
Maçã
Com linhas arredondadas, o corpo maçã apresenta normalmente uma linha de cintura maior que a linha dos ombros ou a linha da anca.
Qual o melhor vestido para o corpo maçã?
Como o objetivo é não evidenciar a cintura, os vestidos trapézio acabam por ser uma boa solução, porque escondem a barriguinha saliente. Outra hipótese passa pelos vestidos-envelope, que criam a ilusão de uma cintura mais estreita, acabando por favorecer o visual.