Vendas privadas ou o início dos saldos?
Este sábado, enquanto dava à Emília o primeiro leite da manhã e via o que havia de novo, entre Instagram e Facebook, percebi que estava a começar um "Private Sale" na Bimba y Lola, quer online, quer nas lojas físicas.
Como gosto da marca e até faço por lá algumas compras, fui espreitar os descontos, na expetativa de encontrar promoções de 20 ou 30% - nada de extraordinário, mas já bom nesta altura do mês, em que os saldos costumam chegar mais tarde.
Mas qual não foi a minha surpresa quando percebi que grande parte das peças estavam com um desconto de 50%! Sim, leram bem! Várias peças a ME-TA-DE do preço.
Ainda na cama, percorri a loja online, e percebi que as calças que tinha debaixo de olho estavam em promoção. Boa, pensei! E já que estava "lançada", fui espreitar os vestidos, e vi algumas opções boas para quem está a amamentar, pelo que ficaram também alguns nos favoritos - just in case.
Horas mais tarde, ainda antes do almoço, fomos ao Amoreiras, onde tencionava comprar algumas decorações de Natal. Compras feitas e antes do almoço, dei um saltinho até à Bimba Y Lola, só "naquela" de espreitar as peças e ver se, ao vivo, eram o que estava à espera.
E qual não foi o meu espanto (ou talvez não), por perceber que a loja estava à pinha, e o mulherio andava louco, com várias peças debaixo do braço.
Na montra, porém, nem um sinal de que existiam promoções a decorrer. Por outro lado, as etiquetas das peças ostentavam apenas bolinhas coloridas (já percebi que cada cor corresponde a uma percentagem de desconto, que depois é feito na caixa).
Honestamente, não percebi se todas aquelas mulheres sabiam que a marca estava a fazer promoções. Mas como estava com pressa, não fiz perguntas a ninguém - tendo-me limitado a pegar nas calças e num vestido com fecho do decote e a ir logo para o provador, felizmente livre, para ver se valiam a compra ou não.
Gostei do que vi, pelo que decidi avançar com a compra. Restava perceber qual o desconto das peças e o seu valor atual - pelo que foi isso que perguntei logo ao funcionário que me atendeu na caixa.
Antes da resposta à minha pergunta, outra para troca - qual o meu número de telemóvel, para chegar à minha ficha de cliente. Posto isto, a resposta que procurava - que ambas as peças estavam com uma promoção de 50%.
Assim, conclui a compra e trouxe para casa as calças que queria há já vários meses, bem como um vestido para o Natal, que conto usar também no verão.
Experiência à parte, uma pergunta que se impõe - não serão estas vendas privadas um início dos saldos, ainda que camuflado com um nome mais pomposo?
Não há dúvida de que o fim da época oficial do saldos, que ocorreu em 2015, veio dar azo ao livre arbítrio das marcas e das lojas, no sentido de definirem, quando bem entenderem, as datas das promoções ou saldos.
Mas fiquei com uma dúvida, que podia ter esclarecido na loja, mas acabei por não o fazer - se tivesse lá ido sem fazer ideia da promoção e sem ter ficha de cliente, teria direito, na mesma, ao desconto?
Fica a dúvida no ar (se alguém souber a resposta, agradeço).
Pessoalmente, acho interessante esta ideia de prestigiar as clientes com promoções específicas e mais exclusivas, pelo que fica a dica, para quem ainda não sabia. Ah, e vale (mesmo) a pena abrir ficha de cliente nas nossas lojas (físicas ou online) preferidas!