Treinar em casa - aplicações e acessórios úteis
Desde que a quarentena começou, que os treinos em casa passaram a fazer parte da minha rotina diária.
Acho mesmo, sem exagero, que nunca treinei tanto como agora - chegando, inclusivamente, a fazer exercício ao fim de semana. E que bem que faz à minha saúde mental!
Não tenho planos de treino fixos, nem sigo nenhuma aula em particular. Vou fazendo exercícios e treinos diferentes, consoante o humor do momento. Entre step, zumba, yoga, aeróbica e localizada, há alguns treinos e professores que recomendo:
As aulas de Yoga da Pri Leite, no Youtube
A Pri é uma querida e disponibiliza imensas opções de aulas, mais longas ou mais curtas, no seu canal de Youtube, incluindo aulas para crianças, que a Laura faz algumas vezes e gosta muito.
A aplicação Down Dog
Esta aplicação é do melhor para quem gosta de controlar tudo. De facto, permite personalizar música, duração, níveis de dificuldade e, até, o tempo do relaxamento final.
Infelizmente, depois de um mês, passa a ser paga. Mas vale a pena conhecer, sobretudo para quem adora yoga e pretende aceder a aulas diferentes todos os dias.
As aulas do Holmes Place
Basta seguir o Holmes Place no Facebook para ter acesso a várias aulas diárias, de diferentes modalidades, dadas em direto, por alguns dos seus melhores instrutores/professores.
Claro que não é o mesmo do que ir ao ginásio, mas acaba por ser uma ótima alternativa, à distância de um clique.
A aplicação HIIT
Pertence à mesma família da Down Dog e também só permite acesso livre durante um período limitado de tempo.
Permite a prática de vários tipos de exercício físico, de acordo com o que pretendemos fazer e fortalecer. Mais uma vez, podemos personalizar tudo, desde música, tempo do treino e nível.
Para além das aulas, há instrumentos e acessórios que fazem toda a diferença nos treinos em casa. Para ajudar, partilho por aqui os meus acessórios de treino preferidos:
Para fortalecer os braços, uns halteres são essenciais. Claro que pode sempre recorrer a um garrafão de 5 litros de água ou a dois quilos de arroz, mas não é a mesma coisa.
Para fortalecer as pernas e intensificar os treinos, nada como uns pesos nas pernas.
Para quem for adepto de yoga, como eu, um tapete é fundamental.
Têm sido a minha salvação nos treinos, pois permitem-me estar focada e concentrada, com a música, muitas vezes, na altura, sem incomodar ninguém. Maravilhosos!
São ótimos acessórios para fortalecer as pernas e braços, durante os treinos.
Para quem gosta de levar o treino a outra nível, as pulseiras de fitness são sempre um ótimos acessório. Podem monotorizar os batimentos cardíacos, controlar o ritmo de sono e os passos diários, calorias queimadas, entre muito mais.
Saltar à corda é um dos exercícios mais básicos que podemos fazer, mas também dos que mais calorias queima.
Parece básico, mas um bom par de ténis, adaptado ao desporto que se está a fazer é essencial. O mesmo se aplica à roupa de desporto que se usa.