Toucas e fronhas de cetim e seda para caracóis
Quem nunca acordou com os caracóis todos amassados e "no ar", que se acuse?!
Quem tem cabelo encaracolado e ondulado, conhece bem o desafio que é manter o cabelo bonito durante a noite.
Os caracóis são, por norma, sensíveis a atritos com tecidos, na almofada e, por isso, a sensação de cabelo péssimo, ao acordar, é uma realidade para muitas das mulheres que preferem ter caracóis, em vez de alisar o cabelo.
Mas será que todos os tecidos provocam estes atritos capilares?
A resposta é não - se é verdade que o algodão o provoca, por ser um tecido, em norma, mais "rígido", há outros tecidos, como o cetim ou a seda, cujas fibras são mais suaves, e que, por isso, provocam menos atrito.
Isto acontece porque os fios, em contacto com o cetim ou a seda, deslizam com maior facilidade. Assim, o cabelo não fica "amassado", não ganha o temido "frizz" e, no dia seguinte, aquele efeito de caracóis completamente desfeitos não se verifica ou, pelo menos, não é tão acentuado.
Mas as vantagens não se ficam por aqui: havendo menos atrito, a fibra capilar não sofre tanta tensão nem desgaste, pelo que o cabelo se mantém mais forte, saudável e bonito.
Para além disso, enquanto que os algodões absorvem a humidade natural do cabelo e eventuais produtos de definição, com estas fibras, isso já não acontece.
Por aqui, já se percebe que este género de fibra pode ser benéfica para todas as pessoas, e não apenas aquelas que têm cabelos com caracóis.
Mas a verdade é que são os cabelos com caracóis que mais padecem com esta fricção. E, por isso, quem tem cabelos com caracóis pode e deve inserir este género de tecidos, "amigos dos caracóis", no seu descanso noturno.
Como fazê-lo então?
Pode fazê-lo de duas formas - ou recorrendo a fronhas nesses tecidos, ou então usando uma touca, feita nessas fibras, específica para proteger os caracóis (como esta, da Revolution Haircare, que encomendei na Notino e estou a usar).
Turbante e fronha Notino.
Fronha ou touca - o que escolher?
A fronha de almofada de seda, por exemplo, é uma solução prática, que não implica mais nada do que a colocação de uma fronha específica, sempre que mudar os lençóis da sua cama.
Ou seja, muda uma vez por semana, por hipótese, e já está.
Mas tenha em atenção que, se optar pela fronha, o mais normal é que necessite de ter duas, uma para usar no momento, enquanto a outra está a lavar. E, dependendo dos materiais, a fronha tende a ser mais cara que a touca, mas é, sem dúvida, uma solução mais "livre" e prática.
Já a touca, turbante ou lenço de cetim ou seda para cabelos ondulados e encaracolados é uma solução mais em conta.
Para além disso, o nível de proteção dos caracóis é superior, porque o cabelo não está em contacto com o ar, não fica seco, ao mesmo tempo que os produtos de tratamento não são absorvidos.
A única desvantagem é mesmo ter que colocar a touca todas as noites no cabelo.
Cuidados a ter?
Não é boa ideia dormir com o cabelo molhado, e isso é válido para todas as mulheres.
Neste caso, e sobretudo tratando-se de toucas, só as use com o cabelo perfeitamente seco.
Pode prender o cabelo previamente ou não (num apanhado solto), e escolha toucas confortáveis, que não apertem muito à volta da cabeça.
Turbante e touca Notino.
Pode encontrar as fronhas e as toucas na Notino. A loja online assegura entregas rápidas e seguras para Portugal.
Leia ainda: