Tortillas caseiras (receita)
Este fim de semana, decidi fazer guacamole e estava a apetecer-me tortillas para acompanhar.
Como não tinha em casa, e já andava a pensar nisso há algum tempo, decidi pesquisar receitas, para perceber como fazer. Até porque as compradas têm sempre aditivos conservantes que tento evitar...
Depois de experiências fracassadas (misturar só farinha de milho e água não resultou comigo!), encontrei uma receita que adaptei e que resultou muito bem. Toda a família comeu e, no final, ainda sobraram algumas, que ficaram muito bem como wraps, noutras refeições, com recheios variados e deliciosos.
Aviso já que é preciso algum tempo e paciência, mas acreditem que, no final, vale bem a pena. Aqui fica...
Ingredientes:
Meio quilo de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó
sal grosso quanto baste (usei flor de sal)
margarina ou manteiga (cerca de 80 gr) - li que também resulta com óleo de coco, mas ainda não testei.
água morna
Modo de preparação:
Começar por misturar bem a farinha, o sal e o fermento. Depois, peneirar tudo para um recipiente largo.
Fazer uma cova no meio da mistura e colocar lá a manteiga derretida previamente (derreti alguns segundos no microondas).
Juntar tudo bem, até a manteiga fundir bem com a farinha.
De seguida, ir juntando a água aos poucos. Eu não coloquei quantidades de água propositadamente, porque colocar água a mais pode tornar a massa muito mole, o que implica a junção de mais farinha. Por isso, o ideal é encher uma chávena e ir colocando lentamente na mistura, amassando bem com a mão, até ficar uma massa fofa, que se desprenda totalmente do recipiente.
Convém amassar alguns minutos - se tiverem uma batedeira própria ou um robot de cozinha, podem fazê-lo. No meu caso, amassei à mão, alguns minutos, e resultou bem. Depois, convém deixar a levedar uns 30 minutos, antes de cozer, com um pano por cima do recipiente e num local sem correntes de ar.
Passados os 30 minutos, é hora de moldar bolinhas pequenas com toda a massa. Depois, numa superfície plana ou limpa, com um pouco de farinha, para não pegar, é ir espalhando cada bola com a ajuda de um rolo de cozinha. Se quiserem que o resultado final fique mais perfeito, aconselho que coloquem um prato médio sobre a massa bem esticada e cortem à volta, com uma faca.
Após isso, é só colocar uma frigideira a aquecer e, quando esta estiver bem quente, é ir colocando cada porção de massa, para cozer. Trinta segundos a um minuto de cada lado é, por norma, o suficiente, para a massa cozer, e a tortilla ficar fofa (cuidado, por isso, para evitar que fiquem muito tempo e, consequentemente, demasiado secos e com a textura de bolacha).
À medida que as forem fazendo (não contei as minhas, mas creio que deve ter dado umas 15), aconselho a taparem-nas com um pano. Isso ajuda, não só a manter o calor, como também a mantê-las mais moles até à hora da refeição.
E estão prontas a comer!
Imagem via tasteofhome.com.