Skinlife
É impossível ficar indiferente ao novo espaço de beleza, que se instalou no canto da Rua Manuel Luís Coelho, bem ao lado da Avenida da Liberdade, em Lisboa.
Depois de sete anos em Portugal, a espalhar beleza e muito perfume pelo país, a Skinlife abre a sua segunda loja física em Lisboa, desta feita ao lado da Avenida da Liberdade, num espaço mais intimista, mas repleto de glamour.
Foi lá que fui encontrar o Patrick, um dos sócios da marca, que, apaixonado por Portugal, se mudou de armas e bagagens para o nosso país, e criou um conceito de perfumaria, maquilhagem e cuidados de beleza de luxo, trazendo marcas para o nosso país que ainda não conseguíamos encontrar por cá (para terem uma ideia, cerca de 95% das marcas da Skinlife são exclusivos em Portugal).
Hoje a Skinlife é muito mais do que um conceito ou uma loja física. É também uma loja online e já gerou até uma marca própria, a Skinlife Lisbon, com produtos made in Portugal e aromas inspirados no nosso país
Skinlife é também um grande amor pelo belo e pela beleza - uma beleza que se sente num aroma exclusivo ou numa vela especial. Quanto ao amor, esse exala do discurso direto de Patrick, que, muito simpaticamente, me recebeu e me respondeu a algumas perguntas. Ora espreitem...
1. Quais as marcas ou produtos mais procurados nas suas lojas?
Um dos produtos mais procurados da LE LABO - o perfume Santal 33.
Uma marca muito procurada é a australiana Aésop e os seus vários produtos.
De seguida, os produtos da marca Diptyque - temos muita procura, sobretudo, das velas - as pessoas vêm comprá-las e depois descobrem que a marca também tem perfumes maravilhosos.
A marca sueca Byredo é também muito procurada.
E outra marca, com produtos cada vez mais procurados atualmente, e que toda a equipa Skinlife adora, é a Susanne Kaufmann, com produtos para o cuidado da pele.
2. Já percebi que para além de todas as marcas que representam, a maior parte em exclusivo, começaram também a desenvolver uma marca própria. Será que me pode falar um pouco da mesma?
Depois de estarmos instalados em Lisboa há já alguns anos, fomos recebendo feedback dos nossos clientes, no sentido de que seria interessante desenvolvermos uma marca própria, tendo em conta o nosso gosto, mais apurado e um pouco diferente. Foi, assim, que o Dennis, o outro sócio da marca, começou a desenvolver a Skinlife Lisbon, cujos aromas são sempre inspirados em Portugal.
Para ter uma ideia, por cada referência, temos sempre um Difusor, um Spray de Ambiente e uma Vela Perfumada, cujo aroma é inspirado em Portugal: pode remeter para os figos, que nos lembram as figueiras portuguesas, pode lembrar a brisa do mar ou então para o aroma a roupa lavada, inspirado em Alfama e na roupa lavada e estendida na corda, que ainda encontramos nesta zona de Lisboa.
E é tudo feito cá em Portugal.
3. Agora que estamos próximos do Natal, que sugestões de prendas é que a Skinlife oferece?
A pensar no Natal, criamos uma secção na nossa loja online a que chamamos de Christmas, onde as pessoas podem encontrar vários produtos lançados agora pelas marcas, para esta quadra, nomeadamente edições especiais e coffrets e kits especiais.
Para teres uma ideia, a sueca Byredo lançou agora um conjunto de Hand Wash e Hidratante de Mãos, por um preço mais em conta do que o praticado habitualmente pelos dois produtos, se adquiridos unitariamente. Da mesma marca, também temos a edição especial dos novos sabonetes, que a marca não tinha, e lançou agora.
Também a Diptyque é conhecida pelas suas edições de Natal, que dão sempre ótimas prendas, como o conjunto das três velas, o coffret com os best sellers da marca, a que dá o nome de Discovery Set ou edições de velas especiais, lançadas só agora.
4. Quando se pensa em oferecer perfumes a alguém, há sempre uma certa dificuldade de acertar no aroma e fazer a escolha mais correta. Como ajudam os vossos clientes, garantindo que fizeram a escolha mais acertada?
Primeiro, tentamos perceber quais os perfumes que a pessoa que será surpreendida com a prenda usa atualmente. Para nos ajudar, temos um sistema que consultamos, e que tem praticamente todos os perfumes, incluindo marcas que não vendemos - mas que nos ajuda a perceber quais as notas olfactivas que estão dentro desses perfumes.
Com base nisso, seleccionamos quatro ou cinco perfumes, para a pessoa que vai oferecer escolher. Escolhido o perfume, nós preparamos sempre uma amostra do mesmo, para colocar no embrulho. Assim, a pessoa que o receber tem a liberdade de, querendo, sentir primeiro a amostra e decidir se o quer manter ou prefere trocar.
5. E costumam ter trocas após o Natal?
Curiosamente não - temos muito poucas trocas. Acho que acontece precisamente por isso - é dada liberdade à pessoa de sentir antes e de decidir se quer ficar com o perfume ou não, e, por norma, decide ficar com ele.