Saldos 2021
10 mandamentos a cumprir em época de saldos
Os saldos já começaram e podem ser uma boa oportunidade para fazer aquelas compras que estavam, mesmo, a fazer falta, a si ou à sua família.
Quem, como eu, tem filhos pequenos, sabe bem o jeito que dá comprar peças em saldos, mesmo que seja para usar apenas no ano seguinte. As crianças não páram de crescer e as roupas e os sapatos facilmente deixam de servir.
Mas mesmo que não tenha filhos, esta acaba por ser uma época fantástica para conseguir, por menos que o habitual, peças realmente úteis, como básicos de qualidade, artigos para a casa, produtos de beleza, entre muito mais.
Mas para que não gaste demasiado ou se precipite em gastos desnecessários, partilho por aqui os meus 10 mandamentos preferidos, a cumprir em época de saldos, e que gosto sempre de partilhar com as minhas clientes, em sessões de personal shopping:
1. Ir o mais cedo possível ao saldos - logo que comecem, é o ideal, pois poderá deitar mão às peças mais desejadas, por si e por grande parte das mulheres/consumidoras da marca (mandamento aplicável a compras online ou nas lojas físicas).
2. Se for peças que não impliquem a necessidade extrema de experimentar, equacione a compra online - é muito mais prática e conveniente.
3. Escolher as horas mortas para as compras, nas lojas físicas, é também o melhor truque. Se conseguir ir logo pela manhã, excelente - já que, nesta hora do dia, está sempre tudo arrumadinho e há menos confusão e gente às compras.
4. Fazer sempre uma lista prévia, com as peças que precisa adquirir. Se o fizer, evitará compras por impulso, daquelas que facilmente se arrependerá de ter feito.
5. Definir um limite máximo para gastar e tentar não o ultrapassar.
6. Analisar bem as peças antes de as comprar, quando comprar em lojas físicas: estão realmente em bom estado, sem manchas, defeitos, fios puxados? Confesso que sou super minuciosa com tudo o que compro, quando o faço ao vivo e a cores, e analiso tudo, a pente fino, desde a etiqueta (quero sempre saber onde a peça foi feita) até ao estado geral da peça.
7. Experimentar, na loja, sempre que possível. Se vai à loja física, tire partido disso e experimente a peça, antes de a comprar. Evita ter que regressar, para a devolução, e no espaço de tempo em que veste e despe, pensa mais e melhor na compra que vai fazer, evitando o impulso.
8. Só compre peças que realmente vai usar, que combinem consigo e com o seu estilo e que fiquem bem com, pelo menos, 3 a 4 peças das que já tem. Se só visualizar um coordenado possível com a peça, é porque a mesma não se revelará um bom investimento.
9. Privilegia a compra de peças básicas, que dão sempre jeito no armário. Mas equacione comprar ainda peças que, não sendo básicas, são necessárias para ocasiões e eventos específicos: vestidos formais para casamentos, sandálias ou bolsinhas de festa.
10. Quando as novas peças chegarem a casa, analise o que está a mais no seu armário, por estar velho ou por já não usar, e equacione desfazer-se disso mesmo. Só assim terá a certeza de manter um guarda-roupa equilibrado, sem excessos e, tanto quanto possível, 100% funcional.
* Look: roupa e botins Zara (em promoção). Bolsa Balenciaga (em promoção no net-a-porter).