Saldos 2019: a regra das 3 questões
A época dos saldos chegou. Num verão que começa chuvoso, e em que o calor não tem abundado, as lojas físicas e online estão cheias de roupa, com promoções altas, que nos tentam levar por aquisições, nem sempre justificadas ou justificáveis.
Fará sentido comprar por comprar? Eu respondo que não.
Não faz mesmo sentido nenhum! Até porque o consumo consciente está cada vez mais na ordem do dia, e torna-se notório, no nosso país e no mundo, que o fast fashion está a dar cada vez mais lugar a marcas sustentáveis ecologicamente, tudo com o intuito de diminuir a pegada ambiental.
Por isso, antes de se lançar nas compras, proponho que faça o seguinte exercício - responder a 3 questões, de forma consciente, e perceber se faz sentido a compra ou compras que equaciona fazer. Pode imprimir ou fazer print screen - e consultar antes de comprar o que quer que seja, nesta e noutras épocas de saldos/promoções.
Vamos a isso?
1. A peça que vou adquirir é totalmente do meu agrado? A mesma já me tinha chamado a atenção antes mesmo da época de saldos?
Se respondeu que sim, avance para a próxima questão. Se respondeu que não, é sinal que a compra não deve avançar, uma vez que, possivelmente, só olhou para a peça porque a viu em desconto, sem que se tenha criado uma relação prévia com a mesma, que motivasse o desejo na aquisição.
2. Preciso da peça?
A sua aquisição vai colmatar uma falta no meu guarda-roupa? Não tenho nenhuma peça igual ou parecida, pelo que a compra acaba por ser justificada?
Se respondeu que sim a tudo, siga para a pergunta 3. Se respondeu que não a alguma das perguntas, pare por aí e cancele a compra (ou devolva o que já veio para casa).
3. A peça que vou comprar combina com mais de metade do meu roupeiro?
Tenho a certeza de ser uma boa aquisição, porque a peça em causa combina com a maior parte das peças que já possuo. Sendo assim, tenho já em mente vários coordenados que posso fazer com a peça, não sendo necessário adquirir mais nada (roupa ou acessórios), para a conseguir usar, de acordo com o meu estilo e gosto pessoal.
Se respondeu que sim, avance com a compra. De outra forma, equacione se vale mesmo a pena a compra ou não...