Saldos 2014 (10 dicas a ter em conta)
Os saldos e as promoções já chegaram a várias lojas. Há cada vez mais flexibilidade nas datas em que as promoções ou os saldos começam (a lei anda cada vez mais flexível, nesta matéria), mas a verdade é que, invariavelmente, nesta altura do ano, lá aparecem eles, para nos dar a volta à cabeça (e à carteira).
Convém perceber bem o que se pretende comprar, antes de "partir ao ataque". Ir para as lojas sem uma lista de compras pode ser meio caminho andado para gastos desnecessários e más compras.
Para ajudar, aqui ficam algumas dicas, que são já um clássico aqui pelo mini-saia:
1. Tente ir o quanto antes aos saldos, para evitar que as peças mais giras ou o seu tamanho desapareçam das lojas. Esta é uma regra aplicável às lojas físicas, mas também às lojas on-line. Se é daquelas que prefere comprar no conforto do seu lar, esteja atenta às lojas on-line, subscreva as newsletters e logo que as promoções/saldos comecem, junte ao carrinho de compras as peças que tem em mente.
2. Se for às lojas físicas, escolha as manhãs, para evitar confusões. Tente também escapar, se possível, aos fins-de-semana, que tendem a ser especialmente complicados.
3. Tenha em conta que, sendo esta uma altura de libertação de stocks, é possível que encontre peças de anos anteriores no meio da confusão. É importante conhecer bem as coleções atuais, para evitar comprar gato por lebre.
4. Procure saber o preço inicial da peça, de modo a saber se está ou não a fazer um bom negócio. Se tiver que descolar etiquetas, não se preocupe, pois tem todo o direito de saber o preço inicial do bem que está a adquirir.
5. Antes de sair de casa, faça uma lista do que precisa e estabeleça um limite máximo monetário, que não deverá ultrapassar. É importante fazê-lo para evitar incorrer em gastos desnecessários.
6. Já na loja, analise bem a peça em causa, de modo a assegurar-se de que não tem defeitos ou manchas! Não é por estar em saldo que é suposto ter defeitos ou estar em mau estado.
7. Quando encontrar "aquela" peça, que está à procura e que lhe assenta realmente bem, não vá para casa pensar no assunto, sob pena de, quando voltar, já não encontrar a peça em causa.
8. Evite comprar alguma coisa sem experimentar. Por mais que possa experimentar depois em casa, o melhor é sempre experimentar antes e só comprar o que realmente fica bem e SERVE!
9. Os saldos são a melhor altura para investir em peças básicas, que vão perdurar no seu guarda-roupa durante muito tempo – uma mala em pele, um blusão de cabedal, um fato de corte irrepreensível, colares, brincos e anéis, um vestido preto ou uma camisa branca são, por exemplo, óptimas apostas.
10. Se acha que necessita de ajuda de uma profissional, aproveite esta época para marcar uma sessão de personal shopping!