Roupa de amamentação
Durante a gravidez, achava inocentemente que bastava ter a bebé e voltar ao peso de sempre, para vestir tudo o que usava antes de ser mãe.
Esquecia-me, porém, da questão da amamentação e do facto de existirem peças de roupa, como vestidos sem decote, por exemplo, que não se coadunam com a amamentação fora de casa.
Apercebi-me disso nas primeiras saídas com a filhota. Na altura, estava quente, pelo que foi uma questão de correr o roupeiro em busca de camisolas decotadas, de vestidos com botões ou fechos e de tudo o que pudesse ser facilmente aberto, por cima, sem esforço.
Com a chegada do frio, o caos instalou-se. Sempre fui mulher friorenta e amante das golas altas. Felizmente que este inverno foi ameno (pelo menos até agora) e, por isso, pude usar antes outras peças.
Que roupas usei e uso, então, para facilitar a tarefa da amamentação? Sem contar com os soutiens de amamentação (absolutamente essenciais), as únicas peças específicas de roupa que adquiri e uso são duas camisolas de gola alta em algodão, que encontrei na Vertbaudeut, e que são bastante práticas (o modelo é larguinho, porque são para usar também durante a gravidez).
Tudo o resto tem sido adaptado de roupa dita "normal". Neste âmbito, e para além das camisas, estou absolutamente fã das camisolas com fecho no decote. Não são muito fáceis de encontrar (sobretudo se forem quentinhas, com lã, por exemplo), mas são a solução mais quente e prática para amamentar sempre que necessário, mesmo em locais complicados (como o avião, por exemplo).
Tenho duas camisolas da H&M Studio winter 2015, que comprei ainda em tempo de calor, mas que acabaram por se revelar das melhores apostas da estação. Mais recentemente, comprei este modelo em Amesterdão, na & Other Stories - também é bem prático e com um fecho ainda maior, logo, mais fácil na hora da amamentação.
E por falar em amamentar em sítios complicados e em locais públicos, há algo que me facilita IMENSO a vida e que anda sempre comigo quando saio com a filhota - o poncho de amamentação da Bamboobies, que encontrei na Rebento. É mais discreto do que o avental de amamentação que usava no verão, muito mais prático que as tradicionais fraldas de pano, e tem a vantagem de ser de um tecido super leve, em preto (um dos tons que mais uso no inverno).
Por tudo isto, o meu conselho para as mães de primeira viagem que estejam a pensar amamentar - antes de comprarem o que quer que seja (excluindo os soutiens) façam uma vistoria ao vosso guarda-roupa e selecionem tudo o que tenha botões, fecho ou um decote fácil de baixar.
Elle Australia junho 2015.
Acima de tudo, encarem a amamentação com naturalidade e não se inibam de sair com os vossos bebés por causa dela.