Rotina de cuidado da pele
A Filipa L. pediu-me para escrever um pouco sobre rotina de pele, sobretudo a partir dos 30 anos. No seu caso, só começou a ter mais cuidados já aos 32 anos de idade, mas gostaria de perceber se está a fazer bem o seu ritual de cuidado ou se necessita de algum ajuste.
Assim, e na tentativa de a ajudar, bem como todas as mulheres que ainda não cuidam da sua pele, aqui ficam algumas dicas, que considero úteis:
Não há idade para começar
Não há idade certa para começar a tratar da pele. O ideal é começar a fazê-lo muito cedo, com produtos adaptados às necessidades do momento, para evitar um envelhecimento precoce da pele, que acabará, inevitavelmente, por acontecer, mas que pode vir de forma suave a moderada.
Pessoalmente, e por causa dos problemas de acne que tive na adolescência, comecei a tratar bem cedo da minha pele. Por isso, estou plenamente convencida que tratar bem da pele e fazê-lo desde cedo é mesmo muito importante!
Não quer dizer que comecem aos 12 anos como eu comecei, porque o estado lastimável da minha pele a isso o determinou. Mas comecem cedo e incutam essa necessidade nos hábitos de higiene das vossas filhas (e filhos).
Cuidado com o sol
O sol é mesmo o inimigo número 1 da nossa pele. Quem apanhou muito sol na adolescência e juventude (como aconteceu e acontece com a Ana, que diz adorar bronzear-se), mais cedo ou mais tarde terá problemas sérios com manchas.
Por isso, evitar expor o rosto diretamente ao sol, usar um creme/protetor/base com proteção solar elevada durante todo o ano, andar sempre de chapéu na praia, entre outros cuidados é muito importante e acabará por fazer toda a diferença.
Limpar, limpar, limpar
Já aqui falei da importância de limpar muito bem a pele antes de colocar qualquer produto de hidratação ou cuidado. De facto, de nada vale colocar na pele um produto XPTO, de topo, se a pele não se encontra bem limpa e, consequentemente, não consegue absorver da melhor forma o mesmo.
Cuidado com as "misturas" de marcas
À partida, nada invalida que se misturem marcas e produtos. No entanto, por vezes, os componentes de um não se dão muito bem com os componentes de outro, pelo que é necessário algum cuidado, sobretudo ao nível do sérum e do creme.
Em caso de dúvida, usar os dois da marca marca e gama pode ajudar.
Limpar, tonificar, tratar, hidratar, proteger
Estes cinco passos são fundamentais na hora de cuidar da pele e, para mim, são a rotina ideal a seguir. Se os seguir, não tem como se enganar.
Comece por limpar, com um produto adaptado à sua pele e ao seu gosto pessoal (o fundamental é que o gesto se torne um prazer, de forma a NUNCA ser esquecido), tonificar com um tónico ou loção, e tratar, com um sérum.
Depois hidrate (um sérum não substitui um creme, embora, se usar creme, possa preterir o sérum) e, se for de manhã, proteja a pele com um creme/BB Cream ou Base com proteção solar.
O Sérum e os seus super poderes
O sérum é um produto que, pela sua composição e textura, penetra mais rapidamente na pele, produzindo efeitos mais rapidamente. Por isso, é o produto ideal para tratar dos problemas da pele, sejam estes quais forem: desidratação, oleosidade, cansaço, falta de luminosidade, rugas, falta de firmeza, manchas, entre outros.
Pessoalmente, já não prescindo dele e acho que, se bem escolhido, faz mesmo toda a diferença na pele.
Olhos e contorno dos lábios
Nem toda a pele do rosto é igual. A zona do contorno de olhos e lábios é, por natureza, mais sensível e aquela onde os sinais de idade se revelam primeiro.
Tratar, por isso, destas zonas com produtos específicos em suaves massagens é importante e faz toda a diferença.
Imagem via marieclaire.com.