Rotina de cuidado da pele
Recentemente, falei aqui da importância do uso regular de um sérum de cuidado de rosto. E, por mais que aborde o assunto, a verdade é que ainda são muitas as mulheres com uma falta de rotina de cuidados de rosto, que, para além da limpeza, inclua o sérum, mas também o creme de olhos e, por fim, um creme hidratante.
A pele do rosto deve estar completamente limpa para que os produtos possam penetrar eficazmente na mesma e, desta forma, produzir os seus efeitos.
É por isso que a limpeza não pode nem deve ser descurada ou encarada como um "parente pobre" da rotina diária dos cuidados que a pele deve ter.
Da esquerda para a direita, o Idéalia Life Sérum (atua ao nível do tom de pele, dos poros e dos traços), o Idéalia Olhos (reduz olheiras e linhas e funciona com iluminador) e o Idéalia Creme Iluminador Alisador, para peles mistas a oleosas, com efeitos no grão de pele, ao nível da tez e das rugas.
Qualquer que seja o produto de limpeza usado (desmaquilhante, gel de limpeza, água micelar), o fundamental é, após o processo, passar o disco de algodão no rosto e este vir completamente limpo.
Posto isto, passe para o cuidado propriamente dito e, neste campo, há 3 produtos que não devem faltar: sérum + creme de olhos + creme hidratante de rosto.
Sérum
Deve ser aplicado antes do hidratante porque, devido à sua formulação, mais leve, penetra mais rapidamente na pele.
Escolha um sérum de acordo com a sua preocupação do momento: rugas, manchas, falta de luminosidade, poros dilatados...
Aplique-o com suaves pancadinhas, em todo o rosto, evitando a zona do contorno dos olhos.
Creme de olhos
A pele à volta dos olhos é das mais sensíveis do nosso corpo e, por isso, é das que primeiro começa a manifestar os primeiros sinais de idade.
Por isso, usar um creme de contorno de olhos é fundamental, e convém começar cedo, antes das primeiras linhas ou "pés de galinha" estarem instalados. Como forma de melhorar o aspetos de rugas instaladas é, obviamente também, bastante eficaz.
Para além disso, os cremes de olhos também têm já uma ação anti-olheiras e anti-papos, pelo que devem ser um aliado seguro de todas as mulheres (e homens).
Creme hidratante
Dos três produtos é, na minha opinião, o mais importante. Vai aportar hidratação à pele, mas também atuar onde ela mais precisa, respondendo às suas principais necessidades.
Não tem de "empastar" a cara de creme para ver resultados. Aplique pouca quantidade, espalhando bem, de forma a cobrir rosto, pescoço e decote.
Quanto à necessidade de usar um creme de dia e um creme de noite - tudo depende do produto escolhido. Para terem uma ideia, o Creme Idéalia da Vichy, que estou usar, pode e deve ser aplicado de manhã e à noite.
Durante o dia, como uso base e pó compacto com proteção solar, acabo por me sentir protegida do sol.
Posto isto, há uma questão que normalmente se coloca, e que costumo ouvir, muitas vezes. Será que devemos usar produtos da mesma marca e linha? Ou não há problema de usar produtos de marcas e linhas diferentes?
Depois de ouvir muitos dermatologistas e especialistas na matéria, cheguei à conclusão que é arriscado usar produtos de marcas e gamas diferentes. Os componentes de cada um podem não combinar entre si, com efeitos nocivos para a nossa pele.
Por isso, arrisco cada vez menos e tento seguir uma rotina diária com produtos da mesma "família". Os resultados têm sido melhores do que os que sentia no passado, quando experimentava várias coisas diferentes ao mesmo tempo.
Neste momento, a linha Idéalia da Vichy tem-me acompanhado, e estou bastante satisfeita. Como o próprio nome indica, é uma linha que visa proporcionar, a quem a usa, uma pele ideal. E vende-se em farmácias e parafarmácias.
Protege a pele das agressões externas (poluição, stress, raios UV, má nutrição, entre outros), atuando ao nível do tom de pele, das linhas e rugas e dos poros dilatados. Ah, e é muito agradável de usar, já que as texturas são leves, não colantes e são rapidamente absorvidas pela pele.