Roteiro de compras por Londres
Londres é um paraíso, no que às compras diz respeito. Pode não ser uma Nova Iorque, sobretudo por causa da libra, mas é, na minha opinião, uma das cidades mais próximas de Lisboa onde há mais variedade e oferta, para todos os estilos e preços.
Para ajudar as leitoras que estão a planear ir a Londres em breve, deixo-vos aqui algumas sugestões de lojas e mercados, que estão no meu topo das preferências.
Não se esqueçam de ter sempre presente o valor da libra (normalmente bem acima do euro), antes de se aventurarem em qualquer compra.
Para as leitoras do Brasil (ou para outras, que residam fora da União Europeia), é importante ainda ter em conta o Tax Free e a possibilidade de verem ressarcidos os impostos que pagaram pelas peças que compraram (peçam nas lojas, ao efetuar o pagamento, o Tax Free e tenham convoco o passaporte ou uma cópia do mesmo, para que os respetivos documentos sejam todos preenchidos no local da compra).
Posto isto, vamos às compras...
Primark de Oxford Street
Por norma, prefiro sempre ir às lojas de marcas que não existem em Portugal. Para comprar igual ao que há por cá, não vale muito a pena, até porque, em Londres, será, à partida, um pouco mais caro que em Portugal.
No entanto, no caso da Primark, a situação é um pouco distinta - isto porque há muitas peças que vão para o mercado inglês e que não chegam a Portugal (com muita pena minha).
É por isso que vale sempre a pena entrar com tempo e com os radares no ar nas várias lojas Primark de Londres - sobretudo nesta, de Oxford Street, que é gigante.
E acreditem que já encontrem peças fantásticas por lá, que, infelizmente, nunca encontrei por cá.
TopShop de Oxford Street
Seguramente, umas das melhores TopShops do mundo! Grande e bem organizada, com imensa oferta.
Tem a vantagem de ter secções Petite e Tall (esta última fantástica para mim, pois é sinónimo de peças que realmente assentam na perfeição).
E encontrei por lá várias peças da coleção da Kate Moss.
& Other Stories
É raro não me perder nesta loja, irmã mais nova da H&M e da COS, que ainda não vende on-line para Portugal.
A loja, em Regent Street, é, como as outras espalhadas por algumas cidades europeias, bem clean e cheia de peças giras, de perder a cabeça.
Para além de estar com várias peças em promoção, encontrei várias peças da colaboração com a designer russa Vika Gazinskaya - bem giras, por sinal.
COS
Fica também na Regent Street, um pouco mas abaixo que a & Other Stories. Vale a pena ver tudo com calma e aproveitar as promoções, caso existam.
J. Crew
Londres é a única cidade europeia onde é possível encontrar esta conhecida marca norte-americana. Os preços não são muito apetecíveis (nos EUA é um pouco melhor), mas nem por isso deve deixar de ser visitada.
Liberty
Este é um dos meus espaços comerciais preferidos de todo o mundo. Não lhe chamo loja, porque é um pouco redutor. É todo um edifício, de traça antiga, que se mantém original (repleto de madeiras), e que oferece o que de melhor existe, em moda, beleza e muito mais.
Vale a pena ver os produtos de marca própria, conhecidos pelos famosos prints, que vão buscar nome à casa.
A secção de beleza é absolutamente tentadora, pelas marcas fantásticas que oferece. Deve ser visitada com calma, para que possa absorver tudo os que os seus sentidos possam captar.
Selfridges
Foi considerada a melhor "Department Store" do mundo - uma espécie de galeria comercial, repleta de grandes nomes da moda mundial. Lá há de tudo - Chanel, Louboutin, Céline, Louis Vuitton, Miu Miu, e por aí adiante. E há também um secção de beleza absolutamente genial, com marcas exclusivas e muita variedade.
Camden Lock Market
Ainda não conhecia este mercado e fiquei absolutamente deslumbrada. Fui a um sábado e, para além do artesanato, fiquei rendida à secção dos comes e bebes, todos estrategicamente colocados numa praça interior descoberta.
Há comidas do mundo para todos os gostos e a preços mais acessíveis do que noutros locais da cidade. Recomendo, por isso, a visita por volta da hora de almoço.
Portobello Road
Este é um dos mercados mais conhecidos de Londres e também um dos mais concorridos pelos turistas. Prepare-se, por isso, para grandes multidões, caso lá for, sobretudo aos fins-de-semana.
É um ótimo local para encontrar antiguidades, e o caminho desde a estação de metro mais próxima para lá (Notting Hill Gate) é absolutamente encantador.
E vale muito a pena espreitar a loja All Saints, decorada com máquinas de costura!

