30
Nov20
Rolos de canela vegan
(fáceis de fazer e deliciosos)
Mónica Lice
Hoje fiz Cinnamon Rolls, ou, se preferirem, Rolos ou Caracóis de Canela.
Procurei uma receita vegan, livre de ovos, manteiga ou leite e, depois de várias leituras, adaptei diferentes receitas, tendo em conta os ingredientes que tinha em casa.
O resultado acabou por ficar delicioso e muito melhor do que estava à espera.
Se nunca fizeram, deixo-vos a receita que fiz na Bimby, e que rima na perfeição com estes dias mais frios, em que temos que ficar em casa. De todo o modo, se não tiverem robot de cozinha, podem fazer na mesma à mão.
Ingredientes da Massa:
500gr de farinha T65
175 gr de água
150 gr de bebida de soja (podem usar outra ao vosso gosto)
6 gr de fermento granulado
75 gr de açúcar amarelo
50 gr de óleo vegetal (usei de girassol)
Para polvilhar e forrar:
óleo de coco
canela
tâmaras e amêndoas picadas a gosto - piquei ambas na Bimby
açúcar amarelo
xarope de tâmara (facultativo)
leite de soja (ou outra bebida vegetal)
Comecei por aquecer a água e a bebida vegetal na Bimby a 35 graus durante 3 minutos. Depois acrescentei o óleo e juntei o fermento durante 1 minuto, a 35 graus, na velocidade 1. Posto isto, coloquei a farinha e o açúcar e coloquei 5 minutos no modo "espiga".
Fui vigiando a massa, até me parecer bem amassada. Mas como me pareceu mole, finalizei num alguidar, amassando à mão, com mais alguma farinha.
Levedou cerca de 1:30h. Depois, espalhei tudo numa toalha de silicone da Tupperware e pincelei com óleo de coco derretido. Polvilhei com as tâmaras e as amêndoas, um pouco de canela, um fio do xarope de tâmara e um pouco de açúcar.
Com jeitinho, enrolei, como se de uma torta se tratasse (a toalha de silicone, como é mole, ajuda imenso neste processo), e, depois, cortei rolinhos, que optei por colocar todos juntos na mesma toalha de silicone, que é própria de ir ao forno. Deixei levedar mais meia hora e depois foi para o forno, previamente aquecido a 200º.
Quando já estava com a superfície castanha, fechei o forno e, na hora, fiz uma espécie de caramelo, num tacho, para pincelar a superfície. Juntei um pouco de leite de soja, um pouco do xarope de tâmara e açúcar - e deixei ferver, mexendo sempre, até caramelizar. Este passo não é fundamental, mas é altamente aconselhável a gulosos, como eu.
E já está! Para comer e repetir.