Protetores solares minerais para criança
Tendo em conta a diferença entre protetores solares minerais e protetores solares químicos, da qual falei ontem, tornou-se evidente para mim, com duas filhas pequenas (sobretudo a Emília, com uma pele ligeiramente atópica e apenas dois anos de idade), que o melhor a fazer seria optar por protetores minerais.
Para quem só chegou agora ao blog e não está par da diferença, aqui fica, em traços largos, o que é importante reter:
Os protetores químicos usam filtros sintéticos, que protegem por absorção. Ou seja, são absorvidos pela pele, que depois vai receber o sol. É nessa altura que os filtros atuam, fazendo com que o sol recebido seja também absorvido, de forma segura e não agressiva para a pele.
Já os protetores minerais usam filtros físicos, que se instalam na superfície da pele e que refletem os raios solares, evitando qualquer penetração ou absorção. São filtros minerais, mais naturais, que fazem com que a pele bronzeie muito lentamente, mas que são, ao mesmo tempo, menos agressivos e passíveis de gerar alergias, sendo, por isso, os mais adequados a peles sensíveis ou atópicas.
Sendo assim, optei por dois protetores minerais, da Weleda, para as minhas filhotas. A Weleda é uma marca que conheço há anos e que me acompanhou nas gravidezes (os óleos para prevenir estrias são maravilhosos), sendo conhecida por utilizar, de forma consciente e sustentável, o melhor que a natureza oferece, tendo os seus próprios jardins e campos de cultivo, de onde retira grande parte dos ingredientes naturais que utiliza.
São eles o Weleda Sun Protetor solar em creme para crianças SPF 50 e o Weleda Sun Loção solar para crianças SPF 30, ambos inspirados na flor Edelweiss e na forma como ela se protege do sol extremo, nas montanhas suíças.
O que os caracteriza e o que mais me chamou a atenção foi o facto de serem minerais (são compostos por partículas de minerais, como o dióxido de titânio e o óxido de zinco, com certificação NATRUE), à prova de água, refletindo e bloqueando a luz do sol, e evitando, assim, que este penetre na pele.
Os mesmos deixam uma camada esbranquiçada na pele, que, depois de algum tempo mal se nota. No entanto, e apesar de exigirem mais esforço na aplicação, têm a vantagem de permitirem perceber exatamente que áreas já estão protegidas e quais as áreas que ainda não levaram produto - o que, quando o produto é transparente, é muito difícil de perceber em crianças que não param um segundo.
Encomendei os dois produtos na Notino, que oferece umas vasta oferta de protetores solares minerais, para adultos e crianças. Como sempre, chegou tudo direitinho e de forma super rápida, bem a tempo da praia, da piscina e de muitos mergulhos!