- SPF 2 bloqueia 50% dos raios UVB;
- SPF 4 bloqueia 75% dos raios UVB;
- SPF 8 bloqueia 87% dos raios UVB;
- SPF 15 bloqueia 93% dos raios UVB;
- SPF 30 bloqueia 97% dos raios UVB;
- SPF 50 bloqueia 98% dos raios UVB;
- SPF 100 bloqueia 99% dos raios UVB.
Proteção solar (que SPF escolher?)
O SPF (Sun Protection Factor), ou, em português, FPS, diz respeito ao Fator de Proteção Solar e é aquilo que mais salta à vista, quando se trata se escolher um protetor solar.
O mesmo foi estabelecido pela FDA (USA Food and Drug Administration), para medir a quantidade de proteção que o produto confere à pele, contra as queimaduras provocadas pelos raios UVB.
Assim, este factor indica quanto tempo é que um protetor aumenta a capacidade da defesa natural da pele, antes de queimar. Por exemplo, uma pessoa cuja pele normalmente queime passados 10 minutos de exposição solar, com um SPF 15 estará protegida 15 vezes (o equivalente a mais ou menos 150 minutos ou duas horas e 50 minutos).
A nova linha de Solares da Sisley Paris.
Como escolher então o SPF mais indicado? Entre um SPF 30 e um FPS 50, o que preferir?
À partida, a escolha mais óbvia recairá sobre o segundo. Acontece, porém, que muitos dermatologistas defendem que a diferença de proteção entre um e outro é pouca e não justifica a escolha de um fator 50 em detrimento de um fator 30, já que, em regra, aquele contem mais elementos nocivos à pele do que este.
Para ficarem com uma ideia precisa do que estou a dizer, aqui fica uma estimativa da proteção conferida pelos diferentes SPF (segundo um texto médico, retirado daqui):
Como podem ver acima, a diferença entre um SPF 30 e um SPF 50 não é assim tão grande (só 1%), no que diz respeito à quantidades de raios UVB bloqueados. No entanto, quanto mais elevado o índice de protecção solar, mais longo o período de tempo em que estamos protegidas.
Posto isto, decida em consciência, tendo em conta o muito ou pouco cuidado que costuma ter na aplicação e reaplicação do produto, antes e durante a exposição solar.