Proteção solar do rosto
Uma das questões mais recorrentes, quando se pensa na proteção solar de rosto, passa por perceber quando é que o protetor deve ser colocado, em termos de ordem em relação aos outros produtos.
Como a maior parte dos protetores solares de rosto têm filtros físicos (aos quais se podem juntar ou não filtros químicos), isto significa que podem ser usados em último lugar.
Assim, se usa apenas creme hidratante, aplique o protetor por cima do mesmo. Se costuma usar base, deixe esta para o fim, colocando-a depois do protetor, seguindo a seguinte ordem:
1.º Sérum;
2.º Hidratante;
3.º Protetor solar;
4.º Base.
Tenha ainda em conta que se algum dos produtos que usa, para além do protetor, possuir índice de proteção solar (base ou o hidratante), não funciona aqui a regra do cúmulo de fatores. Estará, antes, protegida pelo fator mais alto colocado.
1. Duo Elevada Performance Solei 50+ da Boots Laboratories. Para rosto e lábios, protege das queimaduras e ajuda a prevenir o envelhecimento cutâneo. 2. Base de Maquilhagem Compacta com SPF 30 da Shiseido. Trata-se de um fond de teint anti-idade, muito resistente à água e, por isso, ideal para usar na praia, por exemplo. 3. Super Soin Solaire Protecteur de Jeunesse visage SPF 15 da Sisley. Ajuda a proteger a pele dos efeitos do fotoenvelhecimento: rugas, manchas, desidratação e relaxamento cutâneo. 4. Blur Alisador Ótico Anthelios de La Roche-Posay. Com SPF 50, unifica a pele, ao mesmo tempo que a protege. Adaptado a pele sensível. 5. Fotoprotetor ISDIN Gel Cream Dry Touch SPF 50. Com um toque seco, é matificante, sendo adaptado a peles mistas e oleosas. 6. Anthelios Creme de Rosto de La Roche-Posay. Um creme confortável, que confere uma proteção muito alta, sendo, por isso, uma boa solução para quem costuma sofrer alergias solares.