Proteção solar
Quando se pensa em sol, calor e proteção solar, convém perceber o que procurar num protetor solar e do que nos devemos proteger.
Neste campo, convém ter em conta que o espectro solar é formado por raios UVB, raios UVA, luz visível e Infravermelhos.
Raios UVB
Os raios UVB (“Burning”) são aqueles com que nos preocupamos de imediato, já que são os responsáveis por queimar a pele, pela vermelhidão, pelo bronzeado e pela escamação da pele. Ou seja, têm um efeito imediato, que se nota poucas horas depois.
É o SPF (Sun Protection Factor) - ou, em português, o FPS, que é a sigla de Fator de Proteção Solar, que nos indica qual o grau de proteção aos raios UVB.
Raios UVA
Os raios UVA ("Aging") atuam durante o ano todo e são os responsáveis diretos pelo envelhecimento da pele. Isto significa que os seus efeitos não se notam logo, mas, sim, ao longo dos anos, traduzindo-se em rugas, linhas de expressão, manchas, entre outraz mazelas da pele.
Quanto a estes raios, o sistema numérico não funciona. Assim, é antes colocada a sigla UVA ou os sinais +++, de forma a mostrar que há uma proteção a este nível ou não.
Porém, ainda persistem muitas dúvidas e cada fabricante coloca "mensagens" diferentes nas embalagens. Tente, por isso, perceber sempre se há ou não informação relativa ao UVA.
Infravermelhos
Os Infravermelhos atuam também todo o ano sobre a sua pele. A sua ação é bastante nociva, uma vez que se tem provado que atuam no próprio DNA da pele.
Isto significa que têm uma ação direta no envelhecimento da pele. Paralelamente, podem provocar derrames e problemas de circulação na pele, bem como flacidez, entre outros problemas.
Já são cada vez em maior número os protetores que indicam expressamente a proteção contra os raios infravermelhos (veja -se o exemplo dos solares da Collistar e da Lancaster, que mostro acima).
Luz visível
A luz visível é parte do espectro solar, que nos faz distinguir as cores e ver as coisas. Representa cerca de 45% dos raios emitidos pelo sol e estudos levados a cabo pela Lancaster provaram que a mesma tem um impacto negativo no funcionamento celular.
Para o proteger, a mesma marca lançou este ano a tecnologia Full Light que ajuda a proteger a pele também da luz visível.
Quanto aos protetores solares acima, aqui ficam eles:
1. Linha solar da Lancaster, que inclui já a Full Light Technology (proteção contra os UVB, UVA, luz visível e infravermelhos).
2. Linha solar Nivea Sun, com destaque para o novo Hidratante Roll-On Sun Kids.
3. L'Huile Solaire do Institut Esthederm. Com toque seco, este é um óleo nutritivo e protetor, para o corpo e cabelo.
4. Linha Ambre Solaire Sensitive Advanced da Garnier. Para peles claras, sensíveis e intolerantes ao sol, protege a pele dos UVB e dos UVA longos.
5. Transparent Sun Spray Eucerin Toque Seco. Adaptado a pele sensível e acnéica, tem FPS e UVA elevados.
6. Piz Buin Protect & Cool Refreshing Sun Mousse SPF 30 UVB e UVA - ideal para refrescar, enquanto protege.
7. Photoderm Max SPF 50+ da Bioderma. Uma bruma solar, adaptada a peles sensíveis, resistente à água e transparente.
8. Vichy Idéal Soleil SPF 30 UVB + UVA. Um leite-gel fundente, que pode ser aplicado sobre pele seca ou molhada, adaptado a pele sensível.
9. Solaire Peau Parfaite da Yves Rocher. Protetores em spray invisível, com ativos vegetais e FPS UVB e UVA.
10. Active Protection Sun Cream da Collistar. Para peles hiper sensíveis, adapta-se a corpo e rosto e garante uma proteção contra UVB, UVA e infravermelhos.