Primer, Blur e Base - como distinguir?
Com tanta novidade a aparecer no mercado, para a maquilhagem do rosto, é natural que a dúvida se instale - para que serve o quê e como aplicar?
Para ajudar, aqui ficam algumas dicas sobre produtos como o Primer, o Blur ou a Base. Ora espreite...
Primer
Funciona como uma espécie de "primário" na pintura - ajudando a preparar a pele para receber melhor a maquilhagem. Deve ser usado antes da base e de qualquer outro tipo de maquilhagem.
A maior parte dos primers do mercado são para o rosto, mas também há primers específicos para os olhos, que são ótimos para fixar a sombra e o eyeliner por mais tempo.
Por outro lado, a maior parte deles já consegue dar um tom suave à pele, matificando-a, alisando o grão e ajudando, posteriormente, a fixar a maquilhagem (base, blush e outros produtos) durante mais tempo.
Blur
Como certamente saberão, o efeito blur nas fotos permite desfocar alguns aspetos que não queremos que estejam tão visíveis.
Transpondo isso para a maquilhagem, o que se pretende com os produtos Blur é tornar menos visíveis detalhes como as rugas, linhas de expressão, poros, manchas, entre outras imperfeições.
A maior parte dos produtos Blur acabam por ter uma componente de tratamento, pelo que, ao mesmo tempo que disfarçam e embelezam a pele, também a tratam.
Os produtos Blur podem ser usados antes ou depois da base - tudo depende do tipo de produto em si.
Base ou Fond de Teint
A base, para usar após o primer, é um produto com cor, que ajuda a uniformizar o tom de pele, ao mesmo tempo que lhe dá cor. Essa cor deve ser tanto quanto possível próxima do nosso tom natural de pele, de forma a que o produto se torne imperceptível e o resultado final resulte bastante natural.
Há bases em vários formatos e texturas, desde as mais líquidas às compactas, pelo que é tudo uma questão de gosto pessoal, tendo em conta o nosso tipo de pele e o que sentimos mais confortável de usar na mesma.
Imagem via Marie Claire.