Pipocas com caramelo salgado
Cá em casa, sou, até ao momento, a mais gulosa. Por isso, não resisto a alguns snacks ao fim-de-semana, sobretudo quando são de chuva, como aconteceu hoje, e pedem revistas e filmes, já com mantas a acompanhar.
As pipocas são, assim, companhia frequente, ora numa versão mais light (em que uso apenas óleo de coco), ora numa versão mais calórica, mas deliciosa, como esta versão, de pipocas com caramelo salgado (adaptada de uma receita do Chef Ramsay).
Ingredientes necessários:
Milho para pipocas q.b.
Óleo q.b.
2 a 3 colheres de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de manteiga
Modo de preparação:
Para as preparar, começo por fazer as pipocas, usando um pouco de óleo (de girassol ou de coco) no fundo de uma panela com tampa e uma boa porção de milho.
A partir do momento que sinto o primeiro estalar, começo a abanar frequentemente a panela, sempre tapada, para evitar que o milho queime e garantir que todo ele abre, dando lugar a deliciosas pipocas.
Depois de terminar o estalar, coloco as pipocas num recipiente e, na panela, coloco açúcar (cerca de 2 a 3 colheres), bem como uma pitada de sal, voltando a mesma novamente a lume brando, para não queimar.
Convém ir mexendo sempre, de forma a garantir que o açúcar derreta na perfeição, ficando ligeiramente castanho. Nesta altura, junto uma colher generosa de manteiga, que deverá derreter completamente no açúcar.
Depois de tudo bem fundido, fecho o fogão e coloco de imediato as pipocas lá dentro, mexendo muito bem, de forma a que grande parte delas fique coberta com o caramelo.
Depois é só esperar um pouco que arrefeça e saborear!
Imagem via Pinterest.