Pele sensível – o que é e como tratar?
(Orifame Skinrelief Pro Resilient NovAge)
Até há uns anos, achava que a pele só podia ser seca, oleosa ou mista.
O conceito de pele sensível não entrava no meu dicionário, até perceber que, em certas alturas do ano e, até, do mês, a minha pele, por norma, mais oleosa, estava mais reativa e fragilizada.
Foi então que o conceito “pele sensível” começou a fazer todo o sentido e, com ele, produtos específicos para tratar a pele e dar-lhe todo o cuidado que merece, tendo em conta esta característica, tão específica.
Quais as causas da pele sensível?
Existem várias causas para a sensibilidade da pele: causas internas, ligadas ao nosso organismo, e causas externas, ligadas a fatores extrínsecos a nós.
No âmbito das causas internas, fatores tão variados como as alterações hormonais, o stress ou as emoções, a comida ou a bebida ingerida ou, até mesmo, a intolerância a certos alimentos ou medicamentos pode provocar sensibilidade cutânea.
Em termos externos, mudanças de temperatura, frio ou excesso de sol, muito vento, intervenções cirúrgicas, ou, até, cosméticos com ingredientes agressivos podem provocar sensibilidade na pele.
E como é que eu sei que estou com uma pele sensível?
Há sinais de sensibilidade, aos quais devemos estar atentas, e que se prendem sempre com sensações desagradáveis, tais como vermelhidão, repuxamento ou secura, vontade de coçar ou uma sensação de queimadura.
Convém perceber que qualquer tipo de pele (seca, oleosa ou mista) pode também ser sensível – sempre ou só em determinados momentos.
Por isso, não pense que lá por ter pele oleosa nunca terá pele sensível. Pode, sim. E pode, inclusivamente, ter as duas ao mesmo tempo.
O que fazer então?
Perceber as causas da sua pele sensível, tentando evitá-las e, claro, tratar a pele com produtos específicos para pele sensível, que vão ajudar a atenuar esta sensibilidade, aportando cuidado e hidratação.
A nova gama Skinrelief Pro Resilient NovAge da Oriflame é um bom exemplo disso mesmo, e tem a vantagem de combinar um cuidado para pele sensível com uma ação antienvelhecimento.
A mesma é formada por uma espuma de limpeza (super suave e agradável de usar), um creme de contorno de olhos, um sérum, um creme de dia (com FPS 30) e um creme de noite.
Em todos estes produtos, destaca-se a Tecnologia Ultra Calm, que atua diretamente na barreira cutânea e reduz a sensibilidade da pele.
E, de facto, a rotina de tratamento é realmente simples e funcional (as embalagens dão uma ajuda, indicando a respetiva ordem de utilização de cada produto).
A espuma de limpeza, por exemplo, é também desmaquilhante, o que evita o uso de produtos extra para retirar a maquilhagem.
Já o creme de dia, com proteção solar, não exige o uso de protetores solares por cima. Tudo simples, sem complicações.
Em poucos dias, a pele fica visivelmente menos sensível e reativa. Paralelamente, as rugas são reduzidas, e a pele fica mais elástica e firme.
Por aqui, estou convencida. Com 41 anos, já percebi que a pele pode ser muitas coisas, mas também pode ser mimada com os produtos certos e que isso faz, mesmo, toda a diferença.