Pele seca vs pele desidratada
Em alturas de frio mais intenso, como o que tem feito ultimamente em Portugal, é normal que a pele fique mais desconfortável e exija cuidados acrescidos.
Parece seca, ou, pelo menos, mais seca - mas será que está efetivamente seca ou apenas desidratada?
De facto, esta continua a ser uma confusão muito comum, já que muitas mulheres com pele desidratada continuam a achar que têm uma pele seca, usando produtos para pele seca que não são, de todo, os mais adequados.
Para ajudar a quem ainda tem dúvidas, aqui ficam as principais características de cada uma, bem como as respetivas diferenças...
Pele seca
As peles secas são aquelas que têm falta de óleo. Consequentemente, beneficiam imenso com hidratações com óleos e com produtos que tenham óleo na sua composição: desmaquilhantes em óleo, cremes, séruns em óleo, bases que não sejam oil-free, entre outros.
São, por isso, peles que rapidamente se sentem desconfortáveis, e que ao final do dia, mesmo que tenhamos usado um hidratante rico de manhã, acusam sempre a necessidade de hidratação.
Pele desidratada
Já as peles desidratadas têm falta de água, porque não a conseguem reter eficazmente no seu interior. São normalmente peles baças, que se sentem melhor em climas mais húmidos.
As peles desidratadas podem ser secas ou não. Ou seja, uma pessoa pode até ter a pele oleosa, mas sofrer de desidratação em algumas partes do rosto.
Um dos grandes factores da desidratação da pele passa, claro, pela desidratação do corpo - quando bebemos pouca água, o organismo canaliza-a para o normal funcionamento de órgãos vitais do nosso corpo, e quem "paga" muitas vezes a fatura é a pele.
Para estas peles, tendem a funcionar muito bem cremes como ingredientes como o ácido hialurónico, que confere uma hidratação imediata à pele, dando-lhe um toque mais bonito e preenchido, que uma pele desidratada não costuma ter.
Assim, se acha a sua pele seca, mas se não se dá bem com óleos no rosto ou bases que não sejam oil-free, é bem possível que tenha a pele desidratada e não seca.
Penso que, com estas dicas, será mais fácil para cada uma perceber que tipo de pele tem e quais os melhores produtos para cuidar da mesma. Caso ainda subsistam dúvidas, deixem em comentário, que eu tentarei ajudar.
Imagem via Clarins.