Pele do rosto
(tipos de pele & necessidades)
Antes de se lançar nas lojas, à procura dos melhores produtos para a sua pele, é fundamental começar por perceber quais as características e necessidades da mesma, e tratá-la com base nelas.
Olhe para a sua pele, num espelho, com luz natural. Faça-o sem qualquer produto no rosto e avalie o estado geral da mesma. Tem brilho (pode fazer o teste do lenço de papel - abrindo um e colocando-o no rosto alguns segundos, para perceber se consegue absorver alguma oleosidade ou não)? Apresenta secura ou zonas a repuxar? Tem rugas ou linhas de expressão, que não desaparecem depois de um sorriso ou franzir de testa?
Se, desta forma, conseguir avaliar o estado da sua pele, ótimo! Tome nota das características mais relevantes e estabeleça um ritual de tratamento, tendo por base essas características e as necessidades inerentes às mesmas.
Convém perceber que a idade não diz tudo sobre a pele – pelo que é errado pensar que uma jovem de 27 não precisa de um produto que previna as rugas, só porque ainda não chegou aos 30 anos.
Por exemplo, se for daquelas adolescentes que apanhou grandes escaldões, mal começava a época de praia, então é possível que venha a ter manchas e rugas mais cedo. Neste caso, é conveniente usar mais cedo produtos que ajudem a prevenir e a combater essas manchas, prevenindo ainda o aparecimento das rugas.
De facto, mais do que estabelecer limites etários, é fundamental olhar para o tipo de pele e para as suas necessidades – cada pele é diferente e fruto de um conjunto de circunstâncias: sol, poluição, fumo, hidratação interna (ou falta dela), stress, entre outros factores.
Tendo isso em mente e analisada a pele, é provável que conclua que tem uma pele oleosa ou mista, seca e/ou desidratada, sensível, ou com manchas ou linhas/rugas, de expressão ou idade... Pode até concluir que a sua pele apresenta várias destas características e vai precisar de um protocolo específico de produtos, que não precisam de ser, necessariamente, da mesma marca.
Entre os vários produtos que existem no mercado, as opções são imensas e, de acordo com as tendências atuais, muito na onda do usado pelas coreanas, que tendem a influenciar o mundo ocidental, somos cada vez mais inundados de rituais e passos variados de cuidado da pele: double cleansing, tónico, loção, sérum, hidratante de pele, contorno de olhos, protetor solar, brumas de hidratação...
Confusa? É natural. Mas eu dou uma ajuda. Se quiser simplificar, comece pelo seguinte...
Produto de limpeza;
Tónico (opcional);
Sérum;
Hidratante (durante o dia, pode usar um hidratante com proteção solar, um CC Cream com SPF ou, então, uma base com o mesmo efeito).
E se não for capaz de o aferir, sozinha, nada como pedir ajuda especializada – existem farmácias e perfumarias onde é possível fazer testes de pele, gratuitos e, desta forma, perceber as suas características e necessidades.
Imagem via Marie Claire.