Panquecas de banana
Hoje partilho convosco a minha receita de panquecas de banana, que, cá em casa, é sempre um sucesso quando a ponho em prática. Experimentem-na amanhã, ao pequeno-almoço ou ao lanche, e tornem este fim de semana ainda mais feliz e especial.
Se tiverem filhos mais crescidos, ponham-nos a bater os ingredientes ou a triturar a banana com um garfo. Verá que eles adoram ajudar e meter, literalmente, as mãos na massa!
Ingredientes:
1 banana madura
1 chávena de farinha de aveia ou de trigo (com ou sem fermento)
1 iogurte natural
1 ovo
meia chávena de leite (ou um pouco mais, se necessário)
1 pouco de baunilha em pó (facultativo)
Modo de preparação:
Começo por esmagar bem a banana. De seguida, adiciono a farinha, o iogurte, o ovo, previamente mexido, e a baunilha, misturando tudo muito bem. Depois vou adicionando o leite, mexendo sempre, até adquirir uma consistência cremosa, mas não demasiado líquida.
Costumo misturar na Bimby. Mas, se não tiverem, podem sempre usar uma varinha mágica, ou envolver tudo à mão, com uma vara de arames.
Depois, é só ir colocando pequenas quantidades do preparado numa frigideira anti-aderente, a uma temperatura média/alta, previamente untada com óleo de coco ou azeite (bastam duas a três gotas e, depois, com um pincel de cozinha ou um pouco de papel de cozinha, passamos por toda a frigideira, para garantir que o óleo/azeite passou em todo o lado).
Pode optar por fazer panquecas grandes ou, então, mais pequenas. Se tiver formas engraçadas e próprias para o efeito, use-as. É sucesso garantido!
Para toppings, eis o que sugiro:
1. Manteiga de amendoim com pepitas de chocolate.
2. Morangos partidos, envolvidos num pouco de mel.
3. Nutella - um clássico, que não falha.
4. Compota de fruta.
5. Mirtilos ou framboesas.