Os saldos & eu: vestidos de cerimónia
Sempre disse e continuo a dizer que a época de saldos é uma ocasião fantástica para adquirirmos um vestido de cerimónia, que desejemos usar num evento próximo.
E, este ano, foi a minha vez de entrar em campo, para adquirir um vestido especial, para um evento ainda mais especial, que terei daqui a algumas semanas.
Para tal, comecei a pesquisa umas semanas antes da época de saldos propriamente dita, em busca de um vestido que me enchesse as medidas, e que desejasse vestir e adquirir, estivesse ou não em desconto.
Neste campo, é importante a regra de que só devemos adquirir uma peça em saldos se já a desejássemos a preço normal (confiram o post com a regra das 3 questões).
Olhar para uma peça e, de imediato, comprá-la, sem qualquer reflexão associada, só porque está em saldos é, em regra, uma má opção - porque indicia que não criamos nenhuma relação prévia de afeição com a peça, o que, muita vezes, acaba por se traduzir numa compra por impulso (de uma peça que não gostamos verdadeiramente).
Claro que nem sempre é assim - mas, quando se conhece toda a coleção, já se viu todas as peças, e aquela peça não nos chamou a atenção, não é pelo facto de agora estar em saldo que a devemos comprar.
Fechado o parêntesis da regra, que coloquei em prática na minha aquisição, encontrei alguns vestidos de uma conhecida marca inglesa, que se vende por cá, no El Corte inglés, e tratei de os ver ao vivo e experimentar, antes de comprar o que quer que seja.
Infelizmente*, já não havia o meu tamanho na loja, mas experimentei os modelos que gostava, noutros tamanhos, e captei o resultado em foto, para analisar mais tarde.
Já um pouco cansada, decidi, só porque sim, entrar na Zara. Era o primeiro dia de saldos da marca e a loja parecia ter sido tomada de assalto por um mar de mulheres em fúria, com filas gigantes nas caixas e nos provadores.
No meio da confusão, deixei-me levar e dei por mim a colocar nos braços vestidos que me pareciam adequados à cerimónia, mas de forma totalmente ao calhas - só porque sim. Erro tremendo da minha parte! Que dei por mim a experimentá-los, a gostar de um e a comprá-lo.
Digo erro tremendo, porque já o tinha visto e não me tinha chamado a atenção. É um vestido bonito, com ótimo preço, que rapidamente esgotou no site. Mas não é um vestido que se adeque muito ao meu estilo, que combine com os acessórios que tenho, e que faça sentido, para mim, usar na cerimónia em causa.
Conclusão? Já o fui devolver (ainda estava com a etiqueta) e já encomendei o vestido da tal marca inglesa, que mais me cativou.
Isto para vos dizer que as consultoras de imagem também se enganam, mas que nada de mal há nisso - é uma forma de aprendermos e de evoluirmos. E ainda bem que a política de devoluções da Zara funciona bem!
* Ou não, porque é sinal que a loja recebe poucos tamanhos, o que acaba por garantir uma certa exclusividade da marca, no nosso país.