Os acessórios atualizadores da estação
De estação para estação, mudam-se as tendências. As cores que eram moda no ano passado já não são o último “grito” fashion este ano, e as peças que toda a gente queria são agora substituídas por novos modelos, novos cortes e novas texturas.
No meio deste corrupio de tendências, sempre em constante evolução, é natural que nos sintamos perdidas.
Por isso, no início de cada estação, surge a inevitável pergunta acerca do que fará sentido adquirir, de modo a atualizar o guarda-roupa, com estilo, mas sem grande risco ou grandes investimentos.
A esta pergunta costumo responder, invariavelmente, que o fundamental passa sempre por fazer “compras inteligentes” – comprar básicos de qualidade, que nunca saem de moda e se vão usar tanto hoje, como daqui a três anos (uma camisa branca, uma saia lápis preta, um vestido preto de corte intemporal, são apenas alguns exemplo), juntando aos mesmo peças-tendência, escolhidas a dedo.
Assim, avaliadas as tendências, temos de perceber o que mais se coaduna com o nosso estilo, o nosso tipo de corpo e, claro, o nosso tipo de vida, necessidades profissionais e outras.
Neste campo, ter em atenção o nosso tipo de corpo é fundamental. Não é pelo facto de se usarem botas acima dos joelhos que todas as mulheres devem usar calçado assim, sobretudo se têm as pernas fortes ou pouco mais de 1,55cm de altura. O bom senso é imperativo nas escolhas feitas ou a fazer!
Análise feita, e no campo das tendências, a melhor aposta que, na minha opinião, pode ser feita, passa por investir em acessórios. São, em regra, peças mais acessíveis, usam-se muitas vezes (logo, são um investimento garantido) e basta o toque dos mesmos para todo o visual parecer mais moderno e atual (daí a expressão que costumo usar, neste campo – “acessórios atualizadores”).
E que acessórios atualizadores faz sentido investir neste outono-inverno?
Aqui ficam as minhas sugestões:
1. Um chapéu – para além de nos salvar o dia, quando o cabelo não está fantástico, este é um dos acessórios mais atuais do momento.
2. Acessórios com animal print – o padrão animal é uma das grandes tendências da estação. Se tem receio de o usar, aposte em acessórios marcantes, mais fáceis de usar do que um casaco, por exemplo. Neste campo, um lenço, uns botins ou sabrinas são aposta ganha!
3. Uma gola em pêlo – o pêlo, em casacos e acessórios, é uma das fortes tendências deste outono-inverno. Neste campo, investir numa gola em pêlo é, sem dúvida, uma boa aposta, já que esta peça resulta muito bem sobre várias peças: vestidos, camisolas e casacos.
4. Uma carteira com franjas – as franjas continuam em alta, em peças como casacos ou carteiras. Dão um toque bem descontraído ao visual, mas sem comprometer a elegância.
5. Um colar statement – uma peça marcante, desta natureza, é a companhia ideal de básicos e torna logo o visual bem mais atual e interessante.
6. Um lenço largo, em xadrez, para ser usado com cachecol ou como poncho, seguindo uma das tendências do momento.