Óleos faciais 2023
descubra os benefícios dos óleos de rosto
A indústria cosmética e do cuidado da pele não para de se reinventar e, a cada década, há tendências que chegam e que se vão.
Outras, porém, de tão boas que são, deixam de ser tendência, e instalam-se em definitivo. E, neste campo, os óleos faciais são um bom exemplo.
Claro que o uso de óleos na beleza não é nada de novo. Aliás, o uso de óleos é bem antigo, e liga-se ao uso de óleos naturais e usados desde a antiguidade, como o azeite, por exemplo, no cuidado da pele e do cabelo.
Mas ultimamente tem-se falado mais do seu uso e de todos os benefícios que certos óleos específicos podem trazer para a beleza e o cuidado da pele.
O que são óleos faciais?
Ao contrário do que se pensa, os óleos faciais não vão trazer, por si só, hidratação à pele. O que fazem é alojar-se na superfície da pele, prevenindo que a água desapareça.
Assim, o que eles fazem é selar a pele, selando hidratação e nutrientes na mesma. Garantem que a pele se mantenha hidratada, embora, por si só, não hidratem (apesar de muitas vezes ficarmos com essa ideia, pelo brilhos e textura).
É, por isso, que muitos dermatologistas defendem que os óleos faciais devem ser usados no final da rotina de tratamento, como finalizante, após o creme hidratante.
Para que servem os óleos faciais?
Como já disse acima, os óleos não aportam, por si só, hidratação à pele, mas vão ajudar a selar os nutrientes e a água na mesma, pelo que podem e devem ser usados pontualmente, sempre que necessário.
Quando usar os óleos faciais?
Ao nível da ordem dos produtos, e por causa da sua função de selagem, faz mais sentido que os óleos faciais sejam usados como último passo de cuidado, para dar um maior conforto à pele.
Usá-los antes de um sérum, por exemplo, será contraprodutivo, já que impedirá a penetração do sérum, e evitará que este consiga produzir todos os efeitos desejados.
Quais os melhores óleos faciais para cada necessidade?
Convém perceber que qualquer tipo de pele, mesmo sendo oleosa, pode tirar partido dos óleos. É tudo uma questão de escolher o melhor óleo facial para a sua pele e para as suas necessidades.
No caso das peles oleosas, a escolha do óleo deve ser feita ainda com mais cuidado, para evitar que o mesmo tape os poros e possa gerar acne ou borbulhas. Desta forma, óleos minerais, óleo de argão ou óleo de coco devem ser evitados. Mas existem outros que são bem mais eficazes em pele oleosa.
Abaixo ficam alguns exemplos dos principais óleos faciais, e para que servem os mesmos.
De salientar que todos eles se encontram disponíveis na Notino - a loja de beleza que tem tudo o que necessitamos e que faz entregas em Portugal, com total segurança e rapidez.
Óleo de Tea Tree
Ao contrário de outros óleos faciais, o tea tree é um óleo recomendado para o tratamento de pele oleosa ou com imperfeições, devido às suas propriedades antissépticas, antifúngicas e antibacterianas.
Australian Bodycare Pure Oil chá de óleo de árvore. iUnik Tea Tree sérum facial calmante para uma pele sensível propensa a acne. Pharma Activ Australian Original Tea Tree Oil 100% solução desinfetante com óleo de tea tree.
Este é um óleo bem antigo, que era já usado no Antigo Egito, há mais de 3000 anos. Conta a lenda que própria Cleópatra era fã do óleo, usando-o em massagens, máscaras e tratamentos capilares.
Obtido através das sementes ou feijões da planta de rícino, o seu óleo teve desde sempre associado a propriedades fortificantes e, por isso, sempre fui muito usado sobretudo no cabelo, para o fazer crescer e tornar mais forte e bonito.
Atualmente, podemos usar o óleo de rícino na pele, mas também no cabelo, nas sobrancelhas, e nas unhas.
No campo da pele e do rosto, em particular, o óleo de rícino ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele.
Pode também ajudar a cicatrizar a pele, ao mesmo tempo que ajuda a combater a dermatite.
Dr. Feelgood BIO and RAW óleo de rícino. Saloos Cold Pressed Oils Bio Castor óleo de rícina para rosto e corpo. Soaphoria Organic óleo de rícina.
A Rosa-Mosqueta é uma planta silvestre e o seu óleo é retirado das suas sementes.
É também um óleo usado há muito séculos para o tratamento da pele, já que cedo se percebeu que o Óleo de Rosa Mosqueta tem propriedades anti-inflamatórias.
Para além disso, o mesmo ajuda a uniformizar a pele, podendo ser usado na prevenção e tratamentos de linhas e rugas.
Saloos Cold Pressed Oils Extra Bio Rosehip óleo extra bio de rosa mosqueta. Green Idea Rosehip oil óleo facial anti-envelhecimento. Renovality Original Series óleo de rosa brava campainha.
Óleo de Coco
Desengane-se se acha que o óleo de coco só dá jeito na cozinha.
O mesmo pode e deve ser potenciado também nos cuidados de rosto, corpo e cabelo.
Rico em vitaminas e em antioxidantes, tende a funcionar bem em peles sensíveis ou eczemáticas, embora não seja o melhor para peles com acne e imperfeições.
Saloos Cold Pressed Oils Bio Coconut óleo de coco para peles secas e sensíveis. NAYANA Coconut Oil óleo de coco. Daylily Multi-Purpose Dry Oil óleo multifuncional para rosto, corpo e cabelo.
Óleo de Rosas
O óleo de rosas, extraído das pétalas de flores, é um óleo bem tolerado por todos os tipos de pele.
Conhecido por melhorar a elasticidade da pele, é muito recomendado para peles mais maduras.
Aporta igualmente hidratação, cuidados da pele seca e sensível, em qualquer idade.
Weleda Rose óleo facial em ampolas - 7 dias de tratamento de suavização. Elemis Pro-Collagen Rose Facial Oil óleo calmante para iluminar e alisar pele. Sisley Black Rose Precious Face Oil óleo nutritivo de pele.