Óleos de limpeza de rosto
(e o double cleansing)
Os óleos de limpeza de rosto não são propriamente novidade, mas é algo que agora se tem vindo a falar, cada vez mais, sobretudo por "culpa" das asiáticas, que, com o seu sistema de double cleansing, recorrem a vários produtos de limpeza de pele, de modo a, logo a seguir, procederem ao seu tratamento.
Começando pelo double cleansing, como o próprio nome indica, é uma técnica de limpeza de rosto que se processa por duas fases.
Na 1.ª fase, o objetivo é remover a maquilhagem, os restos de creme/protetor solar que ainda possamos ter, para além, claro, da sujidade acumulada durante o dia.
Para o conseguir, os óleos de limpeza ou os produtos com óleo na sua composição são do melhor, porque permitem derreter ou amolecer o que temos no rosto (nomeadamente a maquilhagem), ajudando a retirar tudo de forma natural, eficaz e, o mais importante, sem agredir demasiado a pele.
Claro que é possível recorrer a outro género de produtos, como a prática água micelar. Mas a verdade é que os produtos com óleo ou em óleo tendem a fazer mais pela nossa pele do que a maior parte das águas micelares.
Já na 2.ª fase, o objetivo é limpar a fundo os poros, de modo a preparar a pele para os produtos que serão colocados no rosto. Só assim, conseguimos ter a certeza de que o produto X ou Y cumpre, de facto, a sua função.
Efetivamente, de nada vale gastarmos balúrdios num sérum ou creme, se não limpamos a pele convenientemente e, como tal, não permitimos que o produto penetre e produza os seus efeitos.
Nesta segunda fase, os produtos com fórmulas com água são os mais indicados. Desde espumas a géis de limpeza, passando por leites - há imensas fórmulas disponíveis no mercado, pelo que é tudo uma questão de escolher a mais adequada para nós e para a nossa pele.
Posto isto, já estão a perceber a importância dos óleos de limpeza e do bem que podem fazer à nossa pele - mesmo tratando-se de uma pele mista, com tendência a oleosa, como a minha.
No meu caso pessoal, dou-me muito bem com este género de produtos, porque sinto, após a limpeza, que a pele está hidratada e limpa, sem aquela sensação de pele seca ou a repuxar, que eu, pessoalmente, não gosto nada.
Tenho andado a usar o Aésop Parsley Seed Facial Cleansing Oil, que encomendei na Notino (chegou num instante, como sempre acontece), e estou a gostar muito deste produto. Aliás, sou fã da Aésop e cada vez mais rendida aos cuidados de rosto, que não ficam nada atrás dos de corpo.
Este Óleo, em particular, é enriquecido com noz de macadâmia e beta-caroteno, sendo aconselhado tanto para peles secas, mistas ou sensíveis. Costumo colocar umas gotas nas palmas das mãos, humedecidas, e o óleo transforma-se numa espécie de leite. Só então massajo o rosto, de modo a retirar os restos de maquilhagem e a sujidade, que saem com facilidade.
A pele fica efetivamente hidratada e suave, e, sobretudo, limpa e sem restos de sujidade ou maquilhagem - que é derretida pelo produto (que rende imenso), acabando por sair sem esforço.
Fica a dica e a sugestão. Quem mais é fã de óleos de limpeza do rosto?