O que vestir num casamento?
Com a chegada do mês de maio, chegam também ao mini-saia os posts dedicados aos casamentos.
De facto, e por muito que já tenha escrito sobre o assunto, a cada ano, são muitos os e-mails de leitoras que me chegam, com dúvidas sobre o que vestir neste género de cerimónia.
Para elas e para todas as interessadas, vale a pena relembrar por aqui algumas dicas sobre casamentos, já publicadas no passado, mas que podem ajudar a decidir qual a roupa e acessórios a adotar. Aqui ficam:
1. Evite coordenados em que o branco ou o bege/nude sejam dominantes - por serem cores, em regra, reservadas à noiva, não é de bom tom usá-las e, eventualmente, "ofuscar" quem se vai casar.
2. Evite, sempre que possível, o uso do preto em casamentos, sobretudo se estes se realizarem de manhã ou ao início da tarde. Como é uma cor associada a cerimónias fúnebres, não é de bom tom usá-la num evento festivo, como é um casamento - e há tanta cor bonita, que de certeza lhe ficará lindamente, sem ser o preto.
3. Quanto mais tarde for a cerimónia, mais escura pode ser a roupa escolhida.
4. Quanto mais tarde for a cerimónia, mais longo pode ser o vestido. Isso não significa que não possa levar um modelo comprido a um casamento que se realize às 13h, mas certifique-se que o modelo não é demasiado formal.
5. Quanto mais tarde for a cerimónia, mais brilhos e lantejoulas pode ter a sua roupa.
6. Combinar o tom da bolsa com o tom dos sapatos não é fundamental, nem sequer desejável. Use tons diferentes sem qualquer problema, mas sempre de forma harmoniosa com a roupa escolhida.
7. Também não é necessário combinar a cor do seu vestido com a gravata do seu marido. Os dois devem brilhar e estar bem, juntos ou separados, mas sem que tenham a necessidade de parecer "uma dupla colorida".
8. Se apostar no uso de um colar statement, marcante e chamativo, prefira uns brincos ou uma pulseira bem discretos.
9. Repetir roupa revela bom senso, pelo que se tem um vestido que já usou noutro casamento, mas que lhe continua a assentar bem, equacione voltar a usá-lo. Certifique-se, neste caso, que os convidados de ambas as cerimónias não são os mesmos.
10. Os chapéus são acessórios normalmente mais aconselhados às mães dos noivos e à madrinha. E adequam-se melhor a cerimónias que decorrem no início do dia, bem como a vestidos curtos/pelo joelho.
11. Se a cerimónia começar na Igreja, e o seu vestido deixar antever muita pele, é boa ideia usar um casaquinho ou uma écharpe, mesmo que depois a venha a retirar na segunda parte da festa.
12. Nunca caia no erro de estrear sapatos no dia do casamento. Mesmo que sejam novos, use-os em casa, uns dias antes, para treinar o pé e habituá-lo à respetiva forma.
Imagens J. Crew