O que vestir na gravidez? (10 dicas úteis)
Frequentemente, recebo e-mails de leitoras com dúvidas sobre o que vestir na gravidez. Apesar de ser um tema que já analisei no passado, em alguns posts, não custa nada rever alguns tópicos, para ajudar grávidas que estejam desse lado e estejam um pouco perdidas com a mudança do seu corpo.
Aqui ficam, por isso, algumas dicas que considero importantes e que devem ter em conta:
1. Cinturas com elástico passam a ser as nossas melhores amigas. Isto é válido em saias e, sobretudo, em calças - tudo para conseguir um conforto máximo!
2. Se ainda está nos primeiros meses ou se tem uma barriga pequena, é bem possível que o truque do elástico seja "a solução" temporária para o seu problema de falta de roupa. Siga o link e veja como o colocar em prática!
3. Salvo raras excepções, é super natural que necessite de 2 ou 3 pares de calças de grávida, de ganga ou de outro material, um pouco mais sofisticado. Não compre muitos pares, mas assegure-se que escolhe modelos confortáveis, inteiramente do seu agrado, e folgados o suficiente para aguentarem a gravidez toda (ou quase toda).
4. Se tem amigas/familiares que estiveram grávidas recentemente, equacione pedir-lhes emprestadas algumas peças (desde que os tamanhos coincidam, claro). Assim, sempre poupa para o enxoval e o ambiente agradece!
5. No que às partes de cima diz respeito, o mais provável é que não necessite de comprar nada. No entanto, nada como fazer uma análise ao seu roupeiro e por de lado tudo o que tenha corte largo ou elastano na sua composição.
6. Ao usar roupa não adaptada à gravidez, certifique-se sempre que esta é suficientemente volumosa e longa para tapar toda a barriga. Looks a verem-se a parte elástica das calças não são, em regra, muito favorecedores.
7. Esta é talvez a única altura da vida adulta de uma mulher em que as riscas horizontais tendem a favorecer a sua figura. De facto, estas acentuam a barriga e tornam-na mais proeminente e redondinha - o que visualmente tende a resultar muito bem numa grávida.
8. No entanto, se a ideia for disfarçar o volume, apostar em tons mais escuros, como o preto, é sempre uma boa aposta. Outra sugestão passa por looks monocromáticos, de uma única cor, já que estes tendem a estilizar a figura, em termos visuais.
9. Quanto aos casacos, opte por modelos mais estruturados, preferencialmente cintados e com os ombros definidos, de modo a dar forma ao corpo. Aproveite os casacos que já tem, e use-os abertos - ao usar casacos abertos, com uma cor contrastante por baixo, mais clara, cria uma linha na vertical no look que ajuda a estilizar visualmente a figura.
10. E onde encontrar roupas de grávidas atuais, com bom ar, a preços acessíveis? Vertbaudet (à qual pertencem as imagens que mostro aqui), C&A, H&M, La Redoute, ASOS, são apenas algumas marcas que pode e deve ter em conta...