10 atividades para crianças em tempos de confinamento
Se, como eu, tiverem crianças em casa e precisarem de ideias para as entreter, neste tempo de confinamento obrigatório, aqui ficam 10 sugestões, fáceis de concretizar, que têm feito bastante sucesso cá em casa.
1. Bolachas
Escolham uma receita que seja do agrado de todos e ponham, literalmente, as mãos na massa. Deixem-nos fazer as bolachas, colocando formas engraçadas, que tornem o processo bem animado.
Se precisarem de receitas, esta sugestão de bolachinhas de gengibre é deliciosa e é do agrado de toda a gente, cá em casa.
2. Aula de zumba ou de ballet
É fundamental pô-los a mexer, para que se cansem, durmam melhor e mantenham a sua sanidade mental.
Para terem uma ideia, cá em casa, as aulas de zumba fazem as delícias da mãe e delas, que se juntam a mim nos exercícios.
Mas hoje, pela primeira vez, fizemos uma aula de ballet, tentando reproduzir as aulas que a mana mais velha tem na escola. Encontrei as aulas da Daniella Ballerina e ficamos fãs. São super fáceis de acompanhar e como metem animação pelo meio, são bem apelativas.
3. Plasticina caseira
Se tiverem corantes em casa, apostem na fabricação de plasticina caseira. Basta usarem farinha, água, vinagre, óleo e sal, para conseguirem um grande efeito. Sigam o passo a passo da Sofia e preparem-se para muita brincadeira.
4. Gincanas com corrida
Se tiverem um corredor aí em casa, coloquem peluches de um lado e posicionem os vossos filhotes na outra extremidade. Pelo meio, coloquem obstáculos, que têm que ser contornados. O objetivo é fazerem uma corrida, e trazerem um peluche de cada vez, contornando os obstáculos, ora em passo de corrida, ora ao pé coxinho.
Se não der para fazerem a corrida ao mesmo tempo, faz um de cada vez, cronometrem o tempo e, no final, comparem os números.
5. Sumo de laranja natural
Na hora do lanche, ponham-nos a fazer o seu próprio sumo. É algo que eles apreciam bastante e, no final, temos vitamina C assegurada para todos.
6. Plantar ou semear
Se tiverem um pouco de terra, plantem ou semeiem o que conseguirem - nem que sejam grãos de feijão.
Se a hipótese estiver fora de questão, mas tiverem plantas, peçam-nos para se encarregarem da rega. Dão-lhes alguma responsabilidade e o prazer de ir observando as mudanças na natureza.
7. Lagarta de papel
Peguem numa tira de papel colorido e dobrem em vários quadrados pequeninos. Arredondem as pontas e depois desdobrem (confiram a imagem acima).
Num dos quadrados, peça para desenharem a cara de uma lagarta - olhos e boca.
Depois, é só colocar a lagarta no chão e, com a ajuda de uma palha, soprar na mesma, para que se movimente. Podem fazer corridas de lagartas, o que faz muito sucesso cá em casa entre as minhas duas filhas.
8. Teatro
Por aqui, pegamos na história de encantar preferida do momento - a Branca de Neve - e encenamos uma peça de teatro, onde nem o cenário faltou. Cada membro da família assumiu um papel e temos repetido, sempre que nos apetece.
Entretanto, ontem passamos para a Cinderela, e tem sido outro sucesso. Elas adoram e ficamos todos entretidos. Filmem, se puderem, para guardar o momento.
9. Pinturas com vernizes das unhas
Peguem numa folha branca e, com a ajuda de uma caneta, desenhem as vossas mãos. Depois peças aos vossos filhos para, com um verniz das unhas, pintarem as unhas, ao seu gosto.
Cá em casa, como não temos tintas infantis, improvisei com os vernizes e tem corrido bem.
10. Fantoches
Aproveitem as meias "únicas" e perdidas que possam ter aí em casa e, com a ajuda de botões, improvisem uns fantoches. Se tiverem algum caixote perdido aí por casa, façam uma abertura num dos lados, para servir de teatrinho às vossas histórias.
Se gostaram destas sugestões, sigam-me no Instagram (@monicalice), onde tenho partilhado diariamente dicas e receitas, bem como um pouco do nosso dia a dia, em quarentena voluntária.