O feng shui na sala de estar
Quando perguntei, aqui e no Instagram, qual era a vossa opinião acerca da posição do sofá, recebi várias mensagens e comentários que me aconselhavam a encostar o sofá na parede, para, desta forma, respeitar as regras de feng shui, que deixam as energias circular.
Isto fez-me lembrar um workshop em que participei, há vários anos, sobre o tema, e fez suscitar em mim vontade de descobrir mais e mais.
De facto, logo percebi que o feng shui (uma espécie de disciplina milenar chinesa, que estuda as vibrações e energias positivas nos vários ambientes da casa) indica que os sofás devem ser encostados à parede.
Para quem, como eu, está a pensar em decorações e mudanças, aqui ficam algumas dicas que recolhi e que conto colocar em prática na nossa nova sala de estar:
1. Os sofás devem estar, sempre que possível, encostados e alinhados com uma parede, de modo a deixar as energias circularem livremente na divisão.
2. Havendo vários sofás, ou sofás e poltronas, os mesmos devem desenhar uma espécie de U, de modo a tornarem o espaço convidativo para os convidados (como se os "abraçassem").
3. Evitar acumular muitas coisas na sala, sejam elas coisas que se usam ou que não se usam. As coisas que não se usam e que ficam aguardadas estagnam as energias e devem ser dispensadas. De todo o modo, o ambiente da sala deve estar desimpedido, limpo e arrumado, para que as boas energias possam fluir.
4. A natureza ajuda a equilibrar o espaço, pelo que é boa ideia inserir algumas plantas naturais na sala.
5. Aproveitar a luz natural ao máximo é sempre o melhor a fazer. Isso determina que sofás virados para a janela, tapando essa mesma luz, não são desejáveis.
6. Quadros que transmitam boas energias, mensagens ou paisagens positivas, e espelhos que reflitam luz, trazendo ainda mais luminosidade ao espaço, são bem-vindos!
7. Tons terra, que transmitam conforto e tranquilidade, são das melhores apostas em termos da paleta de cores a escolher.
Se tiverem mais dicas, deixem, por favor, nos comentários. Entretanto, sigam-me no Instagram (@monicalice), para ir acompanhando os avanços da mudança...