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mini-saia

O blog de Mónica Lice.

01
Out15

Napoleão Bastos e a rosa que foi ao espaço

Mónica Lice

O encontro estava marcado para o Planetário. Que melhor local do que este para se falar de um perfume que está ligado ao espaço e para conversar com alguém que pensa "fora da caixa" e trabalha "fora da terra"?

 

À hora certa, tinha à minha volta um cenário absolutamente fascinante, sob a temática do espaço, onde não faltavam astronautas, novidades de beleza a levitar e um catering temático e muito colorido.

 

E foi neste cenário que conheci o senhor - um verdadeiro cavalheiro, Napoleão Bastos - que é "só" um dos perfumistas mais bem sucedidos do mundo, e o autor da fragrância masculina mais vendida no Brasil - o Malbec, do Boticário, que vende nada mais nada menos do que uma unidade por segundo!

 

napoleao-bastos_ at IFF.jpeg

 

O pretexto da conversa e da sua vinda a Portugal não podia ter sido melhor: o lançamento da fragrância que veio revolucionar a história da perfumaria brasileira e mundial - o novo Make B. Universe.

 

E o que tem então este perfume de tão especial? A pergunta foi colocada ao próprio, que me respondeu:

 

"Este perfume traz um grau de inovação único no mundo, isto porque é muito difícil inovar na perfumaria, sem novas matérias-primas, Neste caso específico, este perfume utiliza o odor de uma rosa que foi enviada para o espaço. Deixamos o equivalente dessa rosa plantado na terra e a mesma foi até ao espaço, onde se analisou o seu odor. Quando ela voltou nós reconstituímos esse odor, tendo feito o mesmo em relação ao seu par aqui na terra. Verificámos que houve uma mudança, já que a microgravidade originou uma mudança olfactiva importante nessa rosa, fazendo-a distinguir do seu par aqui na terra. Isso significa, em termos olfativos, que a rosa que foi até ao espaço tem um odor mais leve, mais puro, não tão condimentado, sem tantas conotações de mel como o seu par aqui na terra.

Esse odor foi então reconstituído, através de um método que recebeu o nome de "living flower". O mesmo faz uma captação das emanações olfativas dessa rosa (quer a que ficou na terra, quer a que foi ao espaço), através de um mecanismo que procede à extração das bases sólidas. Tudo automatizado e ao mesmo tempo. E o resultado foi analisado posteriormente, tendo nós chegado às conclusões referidas acima. Mais ainda! Para além das conclusões, nós fomos mais longe, reconstituindo esses odores, de forma a comparar o odor da rosa na terra com o da rosa no espaço.

É interessante ainda frisar que a rosa que voltou do espaço (uma rosa hidropónica, em que a terra foi substituída por água), trouxe dois botões, enquanto que a rosa que ficou na terra tinha apenas um botão. Isto significa que a microgravidade favoreceu o florescimento dos botões do pé de rosa.

Assim, percebemos que estávamos diante de algo inovador, que não poderíamos fazer em lugar nenhum do mundo. Só mesmo num local pautado pela microgravidade.

Tudo isto foi posto à disposição pelo IFF ao Boticário, que imediatamente abraçou a ideia e disse querer este grau de inovação para o seu lançamento e para a sua nova fragrância.

Assim, foi criada uma fórmula, em torno dessa rosa, e os ingredientes da mesma foram abertos, de forma conferir uma espécie de arredondamento especial ao perfume."

 

Captura de ecrã - 2015-09-27, 16.55.38.png

 

E qual a razão da escolha da rosa e não de outra flor? Segundo o perfumista, "Foi escolhida a rosa por ter uma fragrância de aceitação e conhecimento universal por parte das consumidoras. Mas é claro que há muitas outras flores que poderiam vir a ser beneficiadas com esta técnica, pelo que acredito que podem vir por aí novidades." 

 

Perante isto, uma inevitável pergunta: "Qual será o próximo passo, no campo da perfumaria?" Napoleão Bastos acredita que a chave pode estar na modificação dos ingredientes que estão na base das flores - seja essa base terra ou água, segundo a técnica de hidroponia.

 

O resultado pode ser sentido num perfume muito especial, de edição limitada, que está a chegar a Portugal, pelas mãos do Boticário (disponível por €29,99). O Make B. Universe (já nas lojas!) é, nas palavras de Napoleão Bastos, "um perfume muito feminino, ou não fosse a rosa considerada a rainha das flores. Assim, o perfume, para além de extremamente feminino, pode ser usado em praticamente todas as ocasiões, e por todos os tipos de mulheres."

 

Captura de ecrã - 2015-09-27, 16.49.58.png

O perfume e a nova coleção de maquilhagem Make B. Universe, agora lançada, que traz os tons do universo, em produtos fáceis de usar, muito bonitos e atuais.

 

 

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