ModaLisboa: Pedro Pedro summer 2015
Acompanho o trabalho do designer Pedro Pedro há quase 6 anos e é sempre com entusiasmo que conheço cada uma das suas coleções.
Esta não foi excepção! Mais madura e muito feminina, apresentou-nos um trabalho notável no corte e nos drapeados de cada uma das peças que a compõem.
A coleção de sapatos, assinada em nome próprio, juntamente com a Basilius, está cada vez mais interessante, e a prova é que já começou a conquistar o mundo.
No final do desfile, não resisti a conversar um pouco com o Pedro. Ora espreite...
Quais as tuas inspirações nesta coleção?
O estilo navy foi um dos pontos de partida. Depois, olhei para as cores e para os tecidos - muitos jerseys e malhas (tecidos normalmente mais casuais) - e tentei fugir do mais lógico, afastando-me do streetwear e procurar clássicos - o corte viés (como a Madame Vionnet fazia), drapeados. As malhas foram tratadas como se fossem tecidos nobres, da mesma forma que as peças construídas foram uma espécie de contradição à natureza mais casual do tipo de tecidos usados.
Nota-se a ausência de cor nesta coleção. Porquê?
Tendo em conta o tema navy, quis fugir das cores tradicionais do azul e branco, em riscas. Daí ter usado tanto cinza, animado também por algumas riscas.
Três palavras que, na tua opinião, caracterizam esta coleção?
Usável, apetecível e contraditória.
Por fim, e no que diz respeito aos sapatos, podes-me falar um pouco da parceria com a Basilius, que se mantém desde algumas coleções.
A concepção dos sapatos que compõem esta coleção começou muito cedo, uma vez que os mesmos foram já apresentados numa feira que decorreu em Paris.
Estou muito contente com esta parceria e com a forma como os sapatos foram acolhidos lá fora. Os mesmos estarão disponíveis em países como o Japão, Rússia, Itália e, talvez, Líbano. Trata-se da concretização de um sonho - penso que estamos no bom caminho, a fazer um bom trabalho juntos. Não é fácil, numa primeira feira, conseguir vender logo assim, pelo que espero que, na próxima feira, consigamos manter os clientes que já temos e chegar a outros.
Fotos: ModaLisboa/Rui Vasco.