Moda para cadeirantes (9 dicas úteis)
No início do mês, tive a oportunidade de dar uma breve ajuda num campo de férias, muito especial, em que a maior parte dos participantes eram cadeirantes.
Assim, propuseram-me que explorasse um pouco o tema da moda e imagem para pessoas que se movimentam em cadeira de rodas.
Tendo por base uma experiência de consultadoria de imagem no passado, com uma cadeirante, bem como alguma leitura sobre o tema, cheguei a um conjunto de dicas, que partilho hoje por aqui.
Espero conseguir ajudar algumas meninas, desse lado, a sentirem-se mais bonitas, confiantes e femininas.
Aqui ficam as dicas...
Esqueça tudo o que seja muito longo, já que esse género de peças acaba por prender os movimentos e impedir que se consiga movimentar livremente.
Tente, sempre que possível, valorizar a linha da cintura, escolhendo peças que a evidenciem.
Assim, casacos longos e que não sejam cintados, podem dar a sensação de corpo “quadrado”, acabando por, visualmente, lhe dar uns quilinhos extra.
Se for necessário, use cintos e privilegie tecidos mais leves e poucos detalhes acima da linha da cintura (para evitar criar volume visual).
4. Pondere fazer arranjos
É importante que a roupa lhe assente na perfeição. Se tal não acontecer, pondere fazer arranjos e faça da costureira a sua melhor amiga!
5. Aposte em peças separadas
Escolha bem peças individuais, que funcionem juntas e que sejam inteiramente do seu agrado. O ideal é ter um conjunto de peças coordenáveis entre si, para que consiga diferentes looks, partindo de um armário reduzido (também conhecido como armário cápsula).
6. Tire partido dos sapatos
Como estão mais protegidos que o normal, podem ser mais sofisticados ou ter detalhes engraçados, que deem um toque divertido ao visual.
Escolha bem o seu tamanho, para evitar que fiquem demasiado grandes, ou demasiado apertados – convém, acima de tudo, estar absolutamente confortável.
7. Ombros à vista
Os ombros à vista tendem a ser favorecedores – e podem ser uma forma simples e eficaz de se sentir bem e mais bonita.
8. Aposte nos cuidados de beleza
Chame a atenção para o seu rosto, apostando num penteado ousado, numa cor de cabelo diferente e numa maquilhagem que combine consigo (há marcas que oferecem pequenos workshops de maquilhagem em troca da venda de produtos – e são uma boa forma de aprender alguns passos sobre o assunto).
9. Seja ousada
Não é pelo facto de estar numa cadeira de rodas que não se deve vestir com gosto e estilo. Assim, se gosta de cores, use um top colorido. Se gosta de saias, use-as com collants com detalhes.
Acima de tudo, veja a moda como algo divertido, que existe para a fazer sentir bem.
Imagens da coleção Rebel de SUE (2017 - Amesterdão)