Manchas na pele
Com o fim do verão, as exposições solares sem proteção e os descuidos próprios desta altura do ano, é natural que as manchas de pigmentação se façam notar com mais força.
Assim, quem já as tem sente-as mais escuras. E, quem não costuma ter, pode, muitas vezes, começar a notar umas ligeiras manchas, que urgem ser combatidas, para evitar que cresçam. A testa, as bochechas e o lábio superior tendem a ser as zonas mais afectadas.
De facto, a radiação solar é a principal causa de manchas de pigmentação. Mas não é a única - as alterações hormonais, em união com o sol, podem agravar o estado da pele.
É por isso que nunca é demais falar do tema, que me é tão próximo, ou não fosse muito branquinha, e com tendência a criar manchas com facilidade. TODO O CUIDADO é pouco, não apenas por questões estéticas, mas também por questões de saúde (o cancro de pele é uma realidade, que não devemos esquecer).
Para ajudar, aqui ficam algumas dicas, que pode e deve ter em conta, no que às manchas diz respeito. Ora espreite:
1. Use um protetor solar ou hidratante diário de rosto com FPS30 ou 50, todos os dias, de verão e de inverno, faça chuva ou faça sol.
2. Prefira um protetor solar com uma ação anti-manchas. Assim, para além de prevenir, vai estar a cuidar do problema.
3. Reaplique o protetor durante a tarde, já que a sua ação tende a ter um prazo de atuação limitado.
4. Use produtos anti-manchas, sobretudo à noite, para tirar partido da regeneração celular que ocorre durante o sono.
A nova linha Pure White da Eisenberg, previne e trata as manchas, ao mesmo tempo que previne o envelhecimento da pele. Todos os produtos são formados à base de extratos de plantas, mas nem por isso são menos eficazes. São produtos sem corantes ou perfumes e adaptam-se a qualquer tipo de pele, de qualquer idade.
Estou a usar o sérum, o creme de dia e o creme de noite e estou a gostar muito. Se só tiver possibilidade de apostar num produto, recomendo que experimente o sérum, pela sua ação concentrada e pelos resultados que proporciona.
5. Privilegie a aplicação regular de um sérum anti-manchas - os séruns, dada a sua consistência, penetram mais rapida e eficazmente na pele, com melhores resultados na atenuação do aspeto das manchas.
6. Sempre que fizer depilação ou epilação na zona do buço, intensifique a proteção solar da zona e nunca o faça antes de ir para a praia.
7. Se tem a pele do rosto particularmente sensível, uso um método depilatório no rosto que seja pouco agressivo para a pele.
8. Esfolie a pele do rosto com regularidade (uma a duas vezes por semana).
1. Even Better - Dark Spot Defense SPF 45 da Clinique. Um protector solar para o dia-a-dia, que protege da ação dos raios UVA e UVB, ao mesmo tempo que previne o aparecimento de manchas. Tem uma fórmula levemente colorida com um efeito praticamente invisível na pele, que resulta num acabamento discreto e natural. Sem perfume.
2. FotoUltra 100 ISDIN Spot Prevent Fusion Fluid. Ajuda a prevenir alterações de pigmentação causadas pelo sol e é ideal para pele altamente fotosensível. Confere uma proteção muito alta - FPS50+.
3. Ultime W+ Integrity Mask da Mesoestetic. Possui uma dupla ação - branqueadora e hidratante. Depois de 20 minutos, a pele fica mais luminosa, fresca e radiante.
9. Lave sempre os dentes antes de aplicar o protetor solar. Pode parecer um conselho ridículo mas não é, isto porque, ao limparmos a boca com a toalha, estamos a retirar produto - e podemos mesmo estar a limpar o protetor.
10. Se as suas manchas forem profundas, equacione fazer algum tipo de tratamento mais agressivo, como peellings ou foto-rejuvenescimento com luz pulsada. A Hedonai (onde estou a fazer depilação a laser) é um dos locais de maior confiança que conheço para fazer este género de tratamentos. Cada caso é analisado previamente, antes de se avançar num tratamento.