Mala de maternidade - o que levar? #1
Conjuntos de recém-nascido Boboli e Tuc Tuc. Body e babygrow Vertbaudet. Escova Philips Avent. Fralda Gloop. Manta Zippy. Kit para Criopreservação Bebé Vida. Guizo antigo, de família.
Já preparei, finalmente, a mala de maternidade. Na realidade, fiz duas, porque uma será para mim e outra para a filhota.
Neste âmbito, tenho a experiência da Laura e já sei o que faz realmente sentido levar e o que pode e deve ficar em casa, reservado para outra altura.
Curiosamente, e olhando para trás, há dois anos, quando preparei a primeira versão da mala de maternidade da Laura, enchi-a de cueiros amorosos, mas nada práticos. Lembram-se? Fui alertada por algumas de vós para o carácter pouco prático dos conjuntinhos e, em boa hora, troquei as peças por babygrows bem mais práticos e, acima de tudo, bem mais confortáveis para ela.
Assim, aqui fica a minha lista, tendo em conta a minha experiência no passado. Estejam à vontade para sugerir outras coisas que achem indispensáveis, nos comentários (contem com a lista da mala de maternidade para a mãe muito em breve, noutro post).
Mala de maternidade para o bebé
4 bodys - recomendo que sejam 100% algodão, sem etiquetas (que devem ser retiradas previamente), com manga comprida e com molas à frente, para ser mais fácil na hora de vestir e despir.
4 babygrows - também recomendo que tenham apenas molas à frente e que sejam de manga comprida. Evitem os modelos com as molas atrás, mais complicados de trocar. No meu caso, e uma vez que o parto terá lugar numa altura quente do ano, vou levar babygrows essencialmente de algodão.
1 ou 2 casaquinhos de malha - depende muito da época do ano - já que, no caso da Laura, que nasceu a meados de julho, acabei por nunca lhe vestir nenhum.
Meias, gorros e luvinhas (pessoalmente, não cheguei a usar luvas, já que optei por limar as unhas da Laura logo no hospital).
(Em vez dos babygrows, podem optar pelos conjuntinhos body e calça. Pessoalmente, prefiro a solução body + babygrow, por achar que aconchegam melhor a zona do peito.)
Fraldas pequenas - uma média de 6 por cada dia em que lá possam estar.
Fraldas de pano - 2 ou 3.
Alguns cosméticos para o ou os primeiros banhos - gel de banho/champô, creme para a muda da fralda, um creme hidratante ou óleo.
Lima de cartão para as unhas.
Compressas de tecido não tecido para a higiene - que devem ser usados com água morna.
Soro fisiológico.
Opcional: uma ou duas chuchas. Neste caso, posso-vos dizer que levei uma para a maternidade, e ainda a coloquei uma vez, mas, influenciada pelas conversas que ouvia, de que a chucha poderia influenciar na amamentação, não voltei a meter e ainda bem. Até hoje, a Laura nunca usou chucha.
1 toalha com capuz.
1 mantinha pequena.
O kit para a Criopreservação das Células Estaminais - no caso de ter feito esta opção. Cá em casas já temos o kit da BebéVida pronto a levar - cabendo ao pai não esquecer do mesmo!
Nota:
Para facilitar a vida, costumo guardar o conjunto para cada dia num saquinho de pano próprio para o efeito, onde coloco, inclusivamente, as fraldas para cada dia. Sacos transparentes com zip também servem na perfeição e dão para depois voltar a guardar a roupa, já suja.