Mãe do noivo - o que vestir
A Rosa vai casar o filho esta primavera e pediu-me sugestões de visuais para a cerimónia.
Convém salientar que o casamento tem lugar no início da tarde, que é uma hora na qual as regras de etiqueta determinam como ainda sendo possível usar vestidos curtos.
Pessoalmente, gosto mais dos modelos curtos, preferindo-os aos longos. Acho que estes últimos só se justificam em casamento noturnos e extremamente formais. Assim, quando a formalidade não o exige, da mesma forma que o horário não o impõe, um modelo curto tende a favorecer bastante e não pesa tanto quanto um vestido comprido.
Como já disse à Rosa, nos e-mails trocados, acho que uma das melhores opções é fazer por medida. Assim, temos a certeza de levar um modelo único, que mais ninguém irá usar, mas, acima de tudo, um modelo que respeita e valoriza as medidas do nosso corpo.
Independentemente disso, aqui ficam algumas sugestões de modelos, para servir de inspiração à Rosa e a outras tantas mães, que vão casar os filhos em breve.
Para além das inspirações, que mostro abaixo, e que espero que ajudem a Rosa e outras tantas mães, que vão casar os filhos em breve, aqui ficam algumas dicas, que me parecem úteis:
1. Os chapéus resultam melhor em casamentos durante o dia - que começam ao meio dia, por exemplo (as imagens que aqui mostro com chapéus foram escolhidas por causa da roupa e não deste acessório, em particular).
2. Em termos cromáticos, cores como o branco, pérola ou champanhe, são cores associadas ao vestido de noiva. Por isso, não é de bom tom que as mães escolham esta cor - sobretudo a mãe do noivo, pois pode parecer que pretende chamar a atenção, desviando-a da noiva (algumas das fotos que mostro têm peças nestes tons, mas foram escolhidas, não pelas cores, mas sim pelo design das peças).
3. Poderá escolher uma cor que combine com a paleta de cores do casamento - mas não é preciso uma combinação perfeita - basta uma aproximação, para que não hajam choques cromáticos, muito marcantes, no altar.
4. Modelos de vestido com casaco são, na minha opinião, do melhor para esconder alguns quilinhos que estejam a mais. Preferir tecidos mais rígidos, que pressionem em zonas complicadas, como a barriga, e não esquecer a roupa interior modeladora, confortável mas de qualidade, que realmente faça o que promete!
5. Aposte em saltos médios, de modo a manter-se confortável durante toda a cerimónia. E se o calçado o permitir, arranje palmilhas de conforto, para colocar nos mesmos.
6. Entregue a maquilhagem e o cabelo a quem realmente percebe do assunto. No que ao cabelo diz respeito, um apanhado bonito é sempre uma ótima opção.
Posto isto, ficam abaixo as sugestões de visuais (da marca inglesa John Charles e da marca espanhola Sonia Peña), bem como os meus desejos de que o filho da Rosa seja muito feliz!