Jeanne Damas e o estilo parisiense
(dicas de estilo)
Se há alguns anos atrás, Jane Birkin era apontada como uma das miúdas mais cool de Paris, hoje Jeanne Damas é "a" miúda a conhecer, cujo estilo não deixa ninguém indiferente.
Curiosamente, conheci o seu nome há vários anos atrás, quando a La Redoute fez uma parceria com ela, em 2015, tendo lançado algumas peças, numa coleção cápsula, com a sua assinatura. Nessa verão, consegui agarrar um blazer, que ainda hoje mantenho e gosto de usar.
De lá para cá, o seu protagonismo não parou de crescer. De influencer a escritora, lançou há algumas temporadas atrás uma marca de roupa, a Rouje, que tem sido um sucesso desde o primeiro minuto.
De facto, a marca, que começou por funcionar apenas online, acaba de abrir uma loja em Paris, que é também um pequeno restaurante, e tem neste momento, em Nova Iorque, uma pop up store a funcionar, até dezembro deste ano.
Jeanne é tão bonita e feminina que qualquer coisa lhe fica bem - mesmo um blazer três tamanhos acima ou um sobretudo extra large, que lhe esconda o corpo todo.
É conhecida pelo batom vermelho, pelos blazers e os jeans de cintura subida, pelos vestidos com estampado floral, pelas bolsas pequenas e pelas cestas - muitos ao estilo de Birkin.
Aliás, já em várias entrevistas que Damas reconhece inspirar-se no look de Jane Birkin, ao mesmo tempo que vai beber muita inspiração à moda dos Anos 60 e 70.
Se ainda não a conhecem, sigam-no no Instagram, em @jeannedamas. Cada foto é uma autêntica fonte de inspiração.
E se gostarem do estilo tanto quanto eu, aqui ficam algumas dicas para conseguir looks semelhantes, com muito estilo:
1. Batom vermelho é o item de maquilhagem, por excelência, a ter na carteira.
2. Cintura sempre em evidência: com cintos finos, casacos cintados, jeans de cintura alta, camisolas e camisas por dentro de calças e saias.
3. Blazers cintados sobre jeans, com botas de salto alto: uma equação simples, mas que funciona lindamente e na qual Jeanne aposta com muita regularidade.
4. Acessórios pequenos e delicados: um colar dourado com uma pequena medalha, uma carteira pequena, um cesto em palhinha.
5. Vestidos que evidenciem o peito e tronco, quer em modelo envelope, quer com pequenos botões na zona do decote - e sempre com a cintura marcada.