Incontinência urinária na gravidez
Um dos ensinamentos mais importantes que retirei das aulas com a Mariana Pereira, do Centro do Bebé, foi a necessidade de trabalhar a bacia e o períneo, para, não apenas facilitar o parto, como também evitar situações de incontinência urinária, que decorrem, muitas vezes, durante e após a gravidez.
Este, porém, é um tema pouco falado - mas a verdade é que são várias as mulheres (estima-se que cerca de 50%) a sofrer pequenas perdas de urina (muitas vezes, quando espirram ou riem) - sendo que a situação pode agravar-se durante uma segunda ou terceira gravidez.
A razões para esta situação são várias e fáceis de perceber - com o aumento do tamanho do útero, a bexiga e a uretra mudam a sua posição original.
Por outro lado, o pavimento pélvico (o mesmo é dizer, todos os músculos e ligamentos que fecham o pavimento do abdómen e ajudam a manter a bexiga, o útero e o reto na posição correcta) altera-se, suportando a pressão do nosso peso e do peso, cada vez maior, exercido pelo útero.
Como evitar então que estas alterações fisiológicas no nosso corpo provoquem a tal incontinência? Com exercícios - que podem ser acompanhados por uma fisioterapeuta (como a Mariana, por exemplo) ou não. Para o efeito, os exercícios de Kegel são os mais aconselhados e consistem em contrair e em relaxar a musculatura do pavimento pélvico de forma repetida (diariamente, se possível), durante alguns minutos (como se tivéssemos a travar a urina de sair, mas sem estar a urinar).
Se, mesmo assim, começar a sofrer com incontinência, o melhor a fazer é assumir o problema e pedir ajuda, no pós parto. Para o efeito, também aqui o apoio de fisioterapeutas experimentes é fundamental para conseguir progredir e ultrapassá-lo.
Durante a altura da incontinência, uma boa roupa interior é fundamental. Neste campo, a linha ProtechDry pode ser uma boa aposta. É nacional e composta por peças normais de roupa interior absorvente (em 95% Algodão e 5% Elastano), reutilizável, lavável e anti-odor, especialmente concebida para pessoas com incontinência ligeira, e indicada para a absorção de pequenas perdas de urina.
A tecnologia que está na base de cada peça foi desenvolvida pelo gabinete de inovação da Impetus Portugal - Têxteis, em parceria com a Universidade do Minho. Oferece 100% de eficácia na absorção de líquidos até 30ml para as camadas interiores, mantendo totalmente seca a camada em contacto com a pele. Para além disso, a neutralização dos odores associados à urina (amónia) e secreções genitais está assegurada.
É por tudo isto que esta linha, já premiada, é recomendado pela Associação Portuguesa de Urologia, APNUG, pela Associação Portuguesa de Neurologia e Uroginecologia e pela Sociedade Portuguesa de Ginecologia.
Para as interessadas, a mesma pode ser adquirida online, em www.protechdry.com, onde também encontramos modelos masculinos, com preços a partir dos €16,90.