Hidrolatos - o que são, para que servem e onde comprar?
Coffret composto por água de rosas, água de camomila e água de lavanda (disponível na Notino).
O que são hidrolatos?
Os hidrolatos estão cada vez mais na ordem do dia. São, em suma, águas florais, muito usadas no mundo da cosmética, sozinhas ou na composição de vários produtos.
Os mesmos são obtidos através de um processo de destilação com vapor, que visa a extração dos óleos essenciais de determinadas plantas.
Mas não se confundem com os óleos essenciais, propriamente ditos, porque o processo de extração é diverso e o resultado dessa extração também.
Assim, ao invés do processo que visa a obtenção dos óleos essenciais, e que se dá através do uso de componentes químicos, este processo de destilação dos hidrolatos dá-se através da ação do vapor de água.
Esse mesmo vapor consegue passar a massa vegetal, arrastando com ele elementos voláteis e bio ativos da planta - o que permite a obtenção de um líquido, a que podemos chamar de água floral ou hidrolatos.
Convém perceber que não estamos propriamente perante nenhuma descoberta ou novidade. De facto, a técnica de destilação do hidrolato é bastante antiga. Segundo estudos, ela terá começado por volta do ano 3000 a.C., na China. Claro que hoje, as técnicas de extração são mais avançadas, mas o princípio é o mesmo e o objetivo de retirar o melhor das plantas, da forma mais natural e pura possíveis, é o mesmo.
Qual a diferença então entre os Hidrolatos e os Óleos essenciais?
Dada a forma de destilação, bem diferente em ambos os casos, o que resulta da mesma também é distinto.
Assim, os hidrolatos têm apenas uma pequena concentração de óleos essenciais e moléculas aromáticas solúveis em água.
Já os óleos essenciais são super concentrados, muito eficazes, mas têm que ser usados com cautela e prudência - por vezes, só uma gota em contato com a pele é suficiente para a obtenção de resultados.Isso não significa que não são eficazes.
Com os hidrolatos, há mais segurança e liberdade de uso.
Como são menos concentrados, são mais acessíveis, mais suaves e conseguem ter na mesma propriedades de tratamento, sendo, por isso, uma forma de desfrutar das propriedades dos óleos essenciais de maneira bem mais económica.
Da esquerda para a direita: Hidrolatos de Centáurea Azul, de Rosas e de Ylang Ylang (disponíveis na Notino).
Para que servem os hidrolatos?
Por terem as mesmas propriedades que as plantas, de cujos óleos foram extraídos, os hidrolatos podem ser hidratantes, tonificantes, relaxantes ou refrescantes.
Podem, por isso, ser usados no cuidado da pele, do corpo ou do rosto, como se fossem uma bruma ou água termal, mas também em máscaras de beleza, para limpar a pele e retirar impurezas, para aromatizar o ambiente, ajudar a relaxar no quarto, antes de adormecer, em banhos aromáticos ou escalda-pés.
Mas como são mais suaves, podem ser usados com toda a segurança em grávidas, bebés, crianças, idosos, animais ou em pessoas com um estado de saúde debilitado.
Para perceberem melhor quais os benefícios de cada hidrolato, deixo aqui uma lista que pode facilitar:
Tem propriedades de equilíbrio e de regeneração a pele. Assim, pode ser usado em pele oleosa, mas também em pele danificada, que necessita de fortalecer a sua estrutura.
Onde comprar hidrolatos?
Hoje em dias, já possível encontrar em vários pontos de venda uma oferta interessante de hidrolatos ou águas florais.
A Notino, por exemplo, disponibiliza uma vasta gama deste género de produto, de várias marcas e de diferentes plantas - tendo, inclusivamente, Água Floral Calmante para bebés 0+ (que mostro abaixo), o que normalmente não são muito fáceis de encontrar à venda.
Para terem uma ideia, todos os hidrolatos que mostro neste post podem ser comprados na Notino, que assegura entregas rápidas e seguras para Portugal.
Da esquerda para a direita: Água Floral calmante para bebé, Água de Rosa e e Água de Hortelã-Pimenta (disponíveis na Notino).