Herdade Ribeira de Borba
Aproveitamos o aniversário da Emília para fazer uma escapadinha de duas noites no Alentejo. O destino? A Herdade Ribeira de Borba, mesmo ao lado de Vila Viçosa, e a pouco menos de duas horas de Lisboa.
À nossa espera, tínhamos a Antónia e o seu sorriso afável, bem como as ovelhinhas e os burrinhos, que dão as boas-vindas a quem ainda vai na estrada, como que a antever a paz e a boa onda que se sente naquele lugar.
Fomos instalados numa das suites novas da Herdade, construídas há cerca de um ano, bem ao lado de uma das piscinas de água salgada, que compõem o espaço - esta, pouco profunda, é ideal para crianças e fez as delícias das minhas meninas.
Confesso que, ao vivo, achei tudo ainda mais bonito e acolhedor do que nas fotos (se é que é possível) - decorado com extremo bom gosto, de forma confortável, que convida a entrar e a relaxar.
Quanto à suite, é enorme e ideal para uma família, porque permite acomodar, no quarto, o casal, e, na sala de entrada, que é bastante grande, duas crianças, pelo menos. No nosso caso, providenciaram um berço para a Emília, enquanto que a Laura dormiu, de forma super confortável, no sofá cama.
Ah, e há duas casas de banho, um mini frigorífico e mesas e cadeiras exteriores, tudo a pensar numa estadia confortável para todos, sem malas a incomodar a passagem, já que havia espaço de sobra para arrumar tudo, em roupeiros amplos.
Claro que, com um espaço tão acolhedor à nossa volta, ficamos os dois dias por ali, entre a piscina, o restaurante (com comida fabulosa, a preços em conta), e a área circundante, que oferece belíssimas paisagens, animais e, até, uma horta biológica, de onde são recolhidos parte dos alimentos que são servidos à mesa.
Para terem uma ideia, a Herdade é composta por diferentes casas, incluindo esta parte nova, onde ficamos e onde as suites estão juntas, ladeadas por uma das piscinas e pelo restaurante. Há ainda outra piscina, linda e panorâmica, na outra parte da Herdade, e dois Domes (tendas ou Bungalows, se preferirem, ultra modernos e totalmente equipados, com vista para a planície alentejana), que permitem uma experiência única, em total conforto e privacidade.
Como os Domes só albergam duas pessoas, não eram uma opção para nós. Mas confesso que fiquei com imensa vontade de voltar um dia, a dois, e experimentar dormir num deles. Quem sabe um dia...
A hora do regresso fez-se a custo. A Laura pediu para ficar mais um dia, e a Emília entrou relutante no carro. Mas viemos renovados e felizes, e, acima de tudo, com as malas cheias de boas memórias e muita vontade de regressar...
Como as minhas fotos não fazem jus à beleza do local, vale a pena espreitar mais fotos da Herdade Ribeira de Borba no respetivo site.