Hambúrgueres de seitan
Este fim de semana, fiz, pela primeira vez, hambúrgueres de seitan, e como correu tão bem e todos comeram, achei por bem partilhar por aqui a receita.
Cá em casa, a carne vermelha come-se cada vez menos. Como sou fã de seitan há vários anos (desde os tempos dos almoços de macrobiótica na Cantina da Universidade), cozinho-o com frequência e tento que as filhotas apreciem também este alimento.
E, desta vez, como comeram tudo à primeira, fiquei convencida que esta pode ser uma ótima sugestão para quem tenha miúdos e procure sugestões mais saudáveis e sem carne, para lhes dar.
Eu fiz com um resto de seitan que me tinha sobrado da véspera, quando preparei bolonhesa. Mas conto repetir o prato, comprando um bocado de seitan só para o efeito, de modo a render mais hambúrgueres.
Eis a receita, sem medidas certas, já que estas dependerão da quantidade de seitan que tenham disponível, dando, inclusivamente, para aproveitar restos que tenham sobrado de alguma refeição...
Ingredientes:
Seitan fresco (500 gr)
1 Cebola e 2 dentes de alho
1 folha de louro
Grão de bico cozido q.b.
Azeite q.b.
Pimenta preta q.b.
Pimentão doce q.b.
Molho de soja q.b.
Pão ralado q.b.
Modo de preparação:
Comece por triturar a cebola e o alho e refogue-os em azeite, com uma folha de louro. De seguida, triture o seitan, num processador, de modo a ficar bem moído.
Coloque-o no refogado e deixe cozinhar alguns minutos, de forma a que o seitan, não apenas cozinhe, como adquira os sabores do refogado. Depois reserve o cozinhado e deixe arrefecê-lo.
Depois de frio, coloque-o novamente num processador e junte o grão de bico, o molho de soja (um fio é suficiente para aromatizar), um fio de azeite, os temperos e o pão ralado.
Aconselho a não colocar logo muito grão - vá juntando à medida que for percebendo que a textura da mistura necessita do mesmo. A ideia é que a misture fique dura, de modo a depois conseguir moldar os hambúrgueres. Uma vez moldados (pode usar a tampa de um frasco, por exemplo, para conseguir uma forma redonda perfeita), passe-os por mais pão ralado, de ambos os lados.
Se achar a mistura demasido mole para moldar o que quer que seja, pode juntar mais grão, bem escorrido e sem líquido, ou então colocar a mesma algumas horas no frigorífico.
Depois, é só fritar os hambúrgueres ligeiramente em azeite, numa frigideira, de modo a que ambos os lados fiquem douradinhos.
Creio que também resoltará bem a preparação no forno, pelo que é uma questão de experimentarem, se não quiserem fazer fritos. Podem servir no pão ou a acompanhar arroz e uma boa salada. E bom apetite!
Imagem via mytasteprt.com.