Estrias
As estrias são um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele (onde se situa o colágenio e a elastina).
As causas para este rompimento podem ser várias - incluindo, claro, a gravidez, e todo o crescimento a que a barriga se submete, num curto espaço de tempo.
Efetivamente, estima-se que um grande número de mulheres (há sondagens que apontam para 90%) ganhe estrias na gravidez - e quanto mais pesado o bebé, maior a probabilidade das estrias aparecerem.
Falando em nome pessoal, na gravidez da Laura, ganhei um a duas estrias, abaixo da linha do biquíni, numa zona que me esqueci de ir hidratando.
Na gravidez da Emília, confesso que não hidratei a pele com tanto afinco - e, com uma barriga gigante e uma bebé de 4 quilos (que andou às cambalhotas até à véspera de nascer), as estrias apareceram e ainda cá estão.
Não são muitas, felizmente, e a verdade é que continuo na luta, para tentar melhorar o seu aspeto. Sei que dificilmente as conseguirei eliminar só com cremes, mas também sei que, com bons produtos, muita massagem, hidratação por dentro e por fora, o aspeto da pele ficará melhor.
Milagres não existem, claro, e as estrias estão cá para me mostrar que há duas bebés lindas, no mundo, ali geradas. Não somos amigas do peito, mas aprendi a conviver com elas, e a vê-las como parte de mim.
Quantos aos produtos que estou a usar e que gostaria de experimentar, são estes:
1. Soin Complet Spécial Vergetures de Clarins. 2. Thalgo Crème Soin Vergetures - Creme para o Cuidado das Estrias. 3. Collistar Concentrado anti-estrias (especialmente concebido para situações de gravidez, puberdade e mudanças rápidas de peso). 4. E'lifexir Antiestrias Emulsão reparadora e preventiva. 5. Eucerin Óleo Anti-Estrias.