Entrar na escola com 3 anos
Já falta pouco para a filhota mais velha entrar na escola. Sempre desejei que ela ficasse em casa, comigo, até, pelo menos, aos três anos de idade, o que, até agora, tenho conseguido e espero conseguir, até setembro - data em que entrará na escolinha.
Nisto das idades, creio que não existem fórmulas perfeitas nem idades ideais - cada criança é distinta e as necessidades (e possibilidades) de cada pai e de cada mãe também.
Da minha parte, sei que sou uma felizarda, por conseguir trabalhar em casa e tê-la comigo. Claro que nem sempre é fácil, nem tudo é perfeito, é necessário MUITO jogo de cintura, serenidade e boa vontade. Mas tenho a consciência tranquila de estar a fazer o que creio ser melhor para todos.
Neste momento, em que a E. já começa a mexer em tudo, e não pára quieta em lado nenhum (ainda não anda, mas já gatinha por todo o lado), é necessário atenção redobrada, para atender às duas. Felizmente que já começam a brincar uma com a outra - ainda pouco, mas já o fazem e, nesses momentos, tudo acaba por fluir melhor.
Da minha parte, estou com uma certa mistura de sentimentos em relação à entrada na escolinha da L. Por um lado, ando a torcer para que a fase de adaptação não seja complicada, para que goste da escola e veja todos os dias com prazer o regresso às aulas, aos colegas e à escola. Mas, por outro lado, tenho algum receio desta mudança...
Por isso, e porque sei que há muitas mães desse lado, bem mais experientes do que eu, nestas andanças, queria perguntar-vos como foi com os vossos filhotes? Alguém por aí cujos filhotes tenham entrado aos 3 anos? Foi fácil? Complicado? Alguma dica infalível para que tudo corra melhor? Agradecida.