Emília - quase dois anos de gente
Já falta pouco para a minha menina mais nova fazer dois anos. Sei que é lugar comum dizê-lo, mas é mesmo verdade: o tempo passa a correr. Ainda ontem estava grávida e hoje ela já está TÃO crescida.
Sempre ouvi dizer que os miúdos mais novos se desenvolvem mais rapidamente - mas confesso que não estava preparada para isto! Para além de já dizer tudo e conseguir formular frases completas, a dona Emília tem uma determinação de adulta, e já quer, imaginem, escolher a roupa que veste! Acham normal?
Continua em casa comigo e adora brincar e folhear livros - é sentá-la com livros ao pé e temo-la entretida por bastante tempo. Mas, depois, tem aqueles momentos em que parece tomada por picos de energia e é difícil sossegá-la.
Tem sido um privilégio imenso vê-la crescer e testemunhar a sua relação com a mana. É, de facto, um relacionamento para lá de especial, este entre irmãs tão próximas de idade (no caso delas, de pouco menos de dois anos).
Claro que ora estão super amigas, ora estão a discutir. Mas aprenderam desde cedo o significado da palavra partilha, que tenho tentado incutir ao máximo, e isso acaba por se refletir em pequenos gestos, plenos de significado.
Voltando ao seu temperamento, não sei se é próprio dos filhos mais novos (por aí também acontece?), mas tenho tentado que perceba que nem sempre pode levar a sua vontade avante (escolha da roupa e sapatos incluída!).
Quanto às birras, próprias dos 2 anos, ainda não chegaram em força, e, honestamente, espero que nem cheguem. Com a Laura, nunca tivemos muito esse problema, mas cada miúda é diferente, pelo que a ver vamos como se comportará a mana mais nova.
Até lá, vou seguindo nesta caminhada, tão plena quanto desafiante, que é ser mãe de duas meninas, cada vez mais crescidas...