Dicas para um guarda-roupa reutilizável e sustentável
Recentemente, deu que falar uma medida anunciada pelo Governo Francês, no sentido de criar um bónus monetário, para combater o desperdício de roupa e calçado, com o intuito de fomentar o arranjo, em vez da compra.
Esta medida foi amplamente partilhada por cá e abre a discussão, cada vez mais atual: a necessidade de seguir um caminho mais sustentável, no que à moda diz respeito, com menos compras, mas com mais qualidade, consciência, recuperação e reutilização.
Numa altura em que as lixeiras de roupa a céu aberto proliferam no globo, em que o flagelo do ultra fast fashion é cada vez mais preocupante, faz todo o sentido adotar atitudes que nos permitam ter um guarda-roupa sustentável.
Para ajudar, aqui ficam algumas dicas sobre como o conseguir:
1. Deixe de comprar por comprar. Faça compras com consciência, estudando previamente as coleções e percebendo exatamente o que pode estar em falta no seu armário.
2. Compre mais peças básicas, em vez de peças tendência. Investir em peças da moda pode ser giro e entusiasmante, mas a verdade é que, a médio prazo, pode-se revelar um mau investimento, uma vez que as peças tendência rapidamente passam de moda e podem cansar.
Já os básicos usam-se sempre e costumam ser intemporais. Por isso, se forem de qualidade, e não mudarmos de tamanho, podem aguentar uma vida.
3. Qualidade em vez de quantidade - comprar peças de maior qualidade é, em regra, garantia de peças com maior durabilidade. Por isso, ao comprar uma peça melhor, vamos, com toda a certeza, usá-la mais vezes e não ter necessidade de comprar uma nova nos próximos tempos.
4. Faça contas às compras. Divida o preço da peça pelo número de vezes que a usa e chegue ao valor por uso. Compare valores por uso distintos e verá que peças mais caras, e com maior qualidade, têm um valor por uso menor.
5. Aposte no conceito de armário cápsula. Selecione um número limitado de peças, combináveis entre si, para um determinado número de dias, meses ou para uma estação, e faça looks apenas com elas. Ficará surpreendida por perceber que pode criar um sem número de looks e ser bem mais criativa, do que o habitual.
6. Recupere peças danificadas, sempre que necessário e que tal seja possível. Tenha uma costureira de confiança e muna-se de produtos para cuidar e reparar os seus sapatos, como a cola Pattex Repaire Extreme, que é forte, rápida, flexível, transparente, adequada para todos os materiais e totalmente segura, sem solventes.
7. Venda ou doe as peças que estão em ótimo estado, mas não quer usar. Ao fazê-lo, vai aumentar a vida das mesmas e evitar que novas sejam compradas.
8. Equacione também a compra de peças em segunda mão - evitará a compra de novas e vai contribuir para o aumento do ciclo de vida de peças que já existem.
9. Consuma, sempre que possível, peças nacionais. Ao adquirir peças que são feitas perto de nós, estamos a contribuir para uma menor poluição, ao nível do transporte, ao mesmo tempo que ajudamos as indústrias nacionais.