Dicas de maquilhagem dos Anos 40
Tenho uma pequena coleção de livros sobre moda e beleza, onde se insere um livro de Cheryl Hutton, A Vossa Beleza, de 1945 (data da tradução em Portugal - infelizmente, não encontrei a data de publicação original, nem no livro, nem na pesquisa online que fiz), que é absolutamente encantador, pelas dicas que lá encontro.
São tesourinhos com quase um século, que tem piada ler e conhecer (até porque, alguns deles, são incrivelmente atuais).
Por isso mesmo, decidi partilhar por aqui algumas dicas de maquilhagem. Mantenho a escrita original, pelo que não estranhem o português:
1. Os rouges em creme são preferíveis aos sêcos porque não desvanecem, mantendo as faces inalteràvelmente roadas desde manhã até à noite. Quando são bem espalhadas não fazem sombras nem manchas, como sucede com os compactos.
Deve aplicá-los a seguir ao Leite de Beleza, enquanto a cara estiver úmida, ou molhando as pontas dos dedos com um pouco de água de rosas.
2. Se tiver o rôsto redondo, para o adelgaçar, aplique o rouge bastante em cima, quási debaixo dos olhos, subindo as fontes.
3. Se a sua cara fôr magra, para a alargar, espalhe o rouge pelas faces, desde a bôca até à raiz dos cabelos.
4. Não ceife desapiedademente as suas sobrancelhas.
5. Se tiver o nariz um pouco grande, não deve branquá-lo com excessiva quantidade de pó de arroz: deixe-o mais escuro do que a cara.
6. Deve proceder da mesma forma se tiver um queixo muito comprido, podendo até dar-lhe um leve assombreado com um pouco de rouge de tom escuro.
7. Se der uma leve sombra acastanhada nas pálpebras superiores, desde as pestanas até aos sobrolhos, ficará com os olhos muito maiores.
8. Não deixe de engrossar as pestanas com Rímel, o que é indispensável para dar vivacidade e sedução ao olhar.
9. A sua bôca deve ser fresca com um botão de rosa. Avive os lábios com o batom sem, contudo, os espastar ou deformar. Empregue um pequeno pincel para aperfeiçoar o contôrno.
O que vos parece? Gostavam que partilhasse mais?