Diário da Quarentena
(dia 4)
A nossa Quarentena voluntária começou na sexta. Desde então que as crianças não saem e o meu marido só sai para os tratamentos de Hemodiálise.
Estabelecemos que serei eu a sair para as compras de primeira necessidade. Felizmente que temos um stock relativamente razoável de alimentos, incluindo fruta e alguns legumes, que queremos muito que aguentem vários dias.
De forma a facilitar a vida em casa e a tornar o dia a dia mais agradável, a cada manhã, estabelecemos quais as principais brincadeiras e atividades que podemos fazer com elas. Há sempre uma aula de ginástica incluída, gincanas de corridas no corredor, para as estimular a correr (promovendo que se cansem) e aulas de danças/zumba, que faço com elas, e que também implica, claro, algum exercício físico.
Apesar de não termos jardim nem quintal, temos uma varanda virada a sul, que leva com sol quase o dia todo, e no qual colocamos hoje, pela primeira vez, as cadeiras delas. Com protetor solar e com chapéus, adoraram estar ali sentadas com livros na mão, a apanhar ar e um pouco de sol, pelo que vamos muito repetir, durante todos os dias.
Como disse ontem, num vídeo que publiquei no Facebook e no meu Instagram (@monicalice), é fundamental promover rotinas e atividades que nos deem alguma sanidade mental. Não andar em casa de fato de treino, completamente desleixada, sem maquilhagem no rosto (quando habitualmente a usamos sempre) pode, por exemplo, fazer toda a diferença.
Eu tenho tentado fazer um esforço por manter essa normalidade. Entre limpezas e arrumações, estou a aproveitar para arrumar armários e gavetas, separando o que está estragado ou já não serve.
Confesso que entre arrumações, limpezas, cozinha e brincadeiras, não tenho parado muito e só à noite é que consigo ver alguma série ou pegar num livro.
Mas, muito honestamente, não me queixo. Ainda esta manhã comentava com o meu marido que me sentia profundamente grata por podermos trabalhar em casa, por estarmos os 4 juntos, por estarmos bem, apesar da sua doença, e por termos alimentos em casa para os próximos dias.
Prometo vir aqui diariamente, dar-vos novidades dos nossos dias. Podem também seguir-me, via Instagram, onde as partilhas são mais frequentes e instantâneas.
Fiquem em casa, pela vossa saúde e pela saúde de todos.