Decoração escandinava #2
Depois de vos ter começado a dar algumas pistas sobre o conceito do estilo escandinavo na decoração, hoje é dia de escrever sobre alguns dos elementos que, na minha opinião, melhor servem para reproduzir este estilo.
Chão em madeira
Há vários tipos de chão, mas não há dúvida que a madeira é o tipo de chão mais acolhedor, que resulta lindamente com tapetes por cima, e sobre o qual podemos andar descalças, com total conforto.
Paredes claras (em tons neutros)
Esqueça cores garridas ou papeis de parede (pelo menos a maior parte deles). O estilo escandinavo resulta melhor com paredes em tons claros e muito suaves, com o branco à cabeça, mas também com outros tons, como o cinza, o creme, ou, até, muito pontualmente, o preto, em algumas paredes (sem sobrecarregar, claro).
Peças confortáveis e bonitas
O mobiliário escandinavo deve ser bonito e, acima de tudo, confortável. De nada vale ter cadeiras lindas de morrer se, depois, não consegue estar mais de 15 minutos sentada numa delas.
Por isso, conforto e funcionalidade devem estar de mãos dadas, preferencialmente em peças de linhas retas ou sem grandes detalhes.
Natureza
Desde os materiais de origem natural (madeira, lã, linho, algodão, pelo), até às flores e plantas - colocadas com peso e medida, em pontos estratégicos dos quartos.
Tapetes e almofadas
Tudo o que torne o espaço mais acolhedor e confortável é mais do que bem-vindo. Neste campo, as almofadas e os tapetes, em materiais como o pelo, são do melhor, para colocar no chão ou sobre cadeiras e sofás.
Iluminação
Escolher vários pontos de luz na mesma divisão, escolhendo tons intimistas e não muito claros. Os candeeiros suspensos no teto são uma boa aposta, e resultam lindamente sobre espaços com a mesa de refeições ou, mesmo, a mesa de cabeceira.
Less in more
Espaços tanto quanto possível clean, sem "trambolhos" desnecessários, são a regra, neste estilo. As peças de arrumação são escolhidas a dedo, para que tudo fique em ordem, com a função que lhe é devida. Assim, mais do que decorativa, cada peça deve ser funcional (servindo, por exemplo, para armazenar e guardar coisas).
Imagens via Pinterest.